ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Alvo de epidemias, MS só deve ter vacina contra a dengue em dois anos

Aline dos Santos | 07/01/2014 08:56
Segundo Rivaldo, já há vacina na fase 3 dos testes. (Foto: Simão Nogueira)
Segundo Rivaldo, já há vacina na fase 3 dos testes. (Foto: Simão Nogueira)

Com 102.026 casos notificados e 30 mortes registradas em 2013 no Estado, a dengue é alvo de, ao menos, quatro pesquisas mundiais para desenvolvimento de vacina . Na corrida científica, a luta é para tornar viável a imunização os quatro subtipos da doença, que, de tempos em tempos, assola Mato Grosso do Sul, com superlotação da rede pública, doentes prostrados e vidas perdidas.

No cenário mais favorável, serão dois anos para que a vacina seja produzida em larga escala. “Temos uma vacina, que é da Sanofi Pasteur, que está na fase 3 dos testes. É a última fase antes da fabricação, do registro como produtor comercial”, afirma o médico infectologista e diretor técnico da Fiocruz, Rivaldo Venâncio da Cunha.

Ele explica que o maior desafio é conseguir uma vacina contra os quatro subtipos do vírus da dengue. Desta forma, a pesquisa consome bastante tempo. Em 2011, voluntários de Campo Grande receberam dose da vacina para o teste de eficiência.

Realizada por meio de parceria entre o NIH, laboratório dos Estados Unidos, e o Instituto Butantan, a vacina está na fase 2. De acordo com a Agência Brasil, os voluntários serão de São Paulo, todos adultos saudáveis e que nunca tiveram dengue. Depois, a vacina será em pessoas que já tiveram a doença. A pesquisa dos laboratórios Inviragen/Takeda também está na fase 2.

Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz e a GSK (GlaxoSmithKline), a vacina tem a previsão de ser testada em humanos ainda neste ano. No entanto, não vai ter vacina para todo mundo. Desta forma, a exemplo de como é feito com a gripe, o Ministério da Saúde deve definir os grupos prioritários para imunização.

Apesar de ainda não ter comunicado da OMS (Organização Mundial de Saúde), já foi notificado o tipo cinco da doença na Malásia. “O artigo publicado foi bem convincente”, afirma o especialista. Conforme Rivaldo Venâncio, a vacina pode seguir o princípio da vacina contra o HPV. “Tem uma vacina para dois sorotipos e outra contra outros quatro”, explica.

Os escolhidos – Com recursos de R$ 5,3 milhões, o Ministério da Saúde realiza um estudo para indicar as áreas e os públicos prioritários a serem imunizados contra a dengue.

O estudo é dividido em três partes: inquérito soroepidemiológico morbi-mortalidade e imunidade celular. O inquérito soroepidemiológico será realizado em 63 cidades representativas das cinco regiões do país.

O objetivo do inquérito é determinar o grau de imunidade da população à infecção pelo vírus da dengue. Serão coletadas cerca de mil amostras de sangue por cidade, na faixa etária de 1 a 20 anos.

Nos siga no Google Notícias