ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Amambai contesta falha em monitoramento da gripe

Redação | 18/08/2009 07:58

A Secretaria de Saúde de Amambai explicou hoje porque não foi coletado material para exame do homem de 28 anos que morreu no sábado sob suspeita de gripe suína.

Segundo o secretário Ednor Bampi, quando o paciente foi atendido pela primeira vez, não apresentava os sintomas da doença provocada pelo vírus H1N1, como febre alta e dores pelo corpo. "Só no sétimo dia ele teve essas complicações, mas o protocolo diz que o material nesses casos tem de ser coletado até o terceiro dia de manifestação da gripe", justifica.

Ele avalia como pouco provável a morte por gripe suína, porque o quadro indica tuberculose, apesar de ser uma das doenças associadas ao H1N1.

O fato é que até o momento o atestado de óbito não foi assinado e só deve ser fechado quando chegarem os resultados de testes feitos para detectar se o paciente realmente tinha tuberculose, o que deve acontecer atpe o fim da semana.

A família do homem é monitorada. "Mas nem a esposa apresentou qualquer sintoma", garante Bampi. O contágio se manifesta entre o segundo e o sétimo dia de contado com a pessoa infectada.

"Estamos trabalhando direto, sábados e domingos também, para prevenir a doença e atender os pacientes, não temos porque esconder casos," comenta o secretário.

Nos siga no Google Notícias