ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Ambientalistas cobram explicações à Agência de Águas

Redação | 06/02/2010 09:37

A ANA (Agência Nacional de Águas) estuda projeto para pagar um beneficio aos agricultores e pecuaristas para que preservem os nascentes e mananciais em sua propriedade. O estudo causou indignação aos ambientalistas que promoveram discussões sobre o tema, para pedir esclarecimentos à Agência.

O Movimento Guariroba Vivo e a Central dos Movimentos Sociais discutiram, na sexta-feira, as medidas a serem tomadas. De acordo com Haroldo Borralho, coordenador de meio ambiente do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), as entidades decidiram pedir explicações à ANA, com cópia para a prefeitura de Campo Grande e ao Ministério Público, "para vermos se essa conta vai ser cobrada do povo".

Caso isso se confirme, os ambientalistas pretendem entrar com uma ação popular, "Como alguém que já destruiu mananciais pode receber recompensa por aquilo que já eliminaram? Deveriam ser penalizados conforme a legislação", expõe Borralho.

A discussão na Capital foi retomada após o gerente de Uso Sustentável da Água da Agência Nacional de Águas, Denair Garcia dos Santos, declarar que já está sendo elaborada uma lei que possibilita o pagamento de benefícios aos produtores que preservarem as nascentes e os mananciais.

Nos siga no Google Notícias