ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Anatel reduz pela metade quarentena para números de celular

Ricardo Campos Jr. | 10/12/2010 11:29

Motivo seria possível falta de números de celular em SP

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) reduziu o tempo de quarentena para números de celulares em todo o país de 180 para 90 meses. A medida foi adotada para aumentar a quantidade de números disponíveis à população diante de uma possível falta de linhas de telefonia móvel em São Paulo.

De acordo com a assessoria de imprensa da agência, Mato Grosso do Sul está longe de um colapso de escassez de números de celular disponíveis à população. Os dados mais recentes revelam que existem 2.772.099 de aparelhos no Estado, sendo que para o DDD 67, usado em MS, existem quase 40 milhões de combinações.

Já o prefixo 11 é usado hoje por 35 milhões de pessoas principalmente na região metropolitana paulista, sendo que a disponibilidade é de 37 milhões, de acordo com informações da Folha de São Paulo.

Mato Grosso do Sul está em terceiro lugar no ranking dos estados com maior número de celulares por pessoa e empata com o Rio de Janeiro com 1,1 aparelhos por habitante.

São Paulo, onde foi prevista pela Anatel escassez de números com o prefixo 11 disponíveis até o final de 2011, está em segundo lugar no ranking, com 1,2 celulares por pessoa. Em primeiro lugar, Distrito Federal com 1,7 aparelhos por pessoa.

Quarentena – A Anatel libera certas quantidades de números de celular para que as operadoras possam vendê-los para os clientes. Quando uma pessoa cancela o número, esse código volta para a empresa que pode usá-lo novamente para outro interessado.

No entanto, segundo assessoria da Anatel, se essa revenda fosse feita imediatamente após o cancelamento, o novo cliente poderia receber ligações destinadas ao antigo, causando transtornos.

Com a diminuição no tempo, os números voltariam a ser usados mais rapidamente. Outra medida que será adotada em São Paulo, nos celulares que usam o prefixo 11 será a adição de um nono dígito nos números. As operadoras têm prazo de 24 meses para se adaptarem.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, a Anatel vai estudar implantar mais um dígito nos números de celulares de outros estados.

A agência aprovou ainda uma mudança no compartilhamento de números da telefonia fixa com celulares. Ou seja, alguns números de celulares vão começar com 5 --até então exclusivo dos telefones fixos. Com isso, serão liberados 6,9 milhões de novos números.

(Com informações da Folha de São Paulo)

Nos siga no Google Notícias