ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

André define 5% de reajuste neste ano e propõe índices até para 2015

Edivaldo Bitencourt e Luciana Brazil | 09/05/2013 10:22
Governador, durante evento na Governadoria, fez anúncio de reajuste ontem (Foto: Divulgação)
Governador, durante evento na Governadoria, fez anúncio de reajuste ontem (Foto: Divulgação)

O governador André Puccinelli (PMDB) apresentou, ontem à noite, a proposta de reajuste salarial para os servidores públicos estaduais para os próximos três anos. Neste ano, o reajuste linear para os 65 mil funcionários será de 5%, enquanto os índices devem ser de 8% para 2014 e 10% para 2015.

Em reunião com a Feserp/MS (Federação dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul), o governador apresentou um projeto para os próximos três anos. De acordo com o presidente da entidade, Rudney Vera de Carvalho, a proposta é reajuste linear de 5% para todos neste ano. O índice ficará abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, de 6,43%, segundo o IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial) do IBGE.

Para os servidores filiados à Feserp, que incluem-se os agentes penitenciários, administrativos, agentes educadores, entre outros, o Governo promete fazer uma correção na tabela dos salários, o que elevará o reajuste para 7% neste ano.

Puccinelli também prometeu incluir no projeto de lei os índices de reajuste dos salários para 2014 (8%) e até 2015 (10%). Neste último ano, o compromisso será cumprido pelo sucessor de Puccinelli.

O governador assumiu, segundo Carvalho, o compromisso de corrigir todas as distorções nas carreiras do funcionalismo público estadual até o fim do seu mandato. Ele assumiu, ainda, que pagará os salários de novembro, dezembro e o 13º no final do próximo ano. Ou seja, não vai deixar a folha de dezembro para o sucessor.

A assessoria do Governo informou que três categorias terão o Plano de Cargos e Carreiras definidos neste ano: agentes penitenciários, auditores e funcionários da Assistência Social. De acordo com o sindicato, Mato Grosso do Sul pode ser o primeiro estado brasileiro a ter um plano específico para a Assistência Social.

O projeto com o reajuste dos funcionários será enviado para a Assembleia Legislativa aprovar até o dia 15 deste mês. O Governo precisa estar com os novos números definidos até o dia 18, quando processa a folha de pagamento do mês de maio.

Os sindicatos farão nova reunião amanhã para decidir se aceitam ou não o calendário de reajuste apresentado pelo governador.

Nos siga no Google Notícias