ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

André diz que exame antidoping afasta professor maconheiro de escola

Edmir Conceição e Paula Maciulevicius | 02/10/2011 08:28

O governador André Puccinelli disse que não vai retirar do concurso para professores a exigência do exame antidoping (toxicológico) para detecção de uso de maconha e cocaína. “Nós não vamos retirar isso do concurso. Não quero professor maconheiro, nem cocaineiro. Eles vão ter que fazer como está no edital”, comentou.

O concurso para contratar 545 professores da rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul, que abriu inscrições no dia 26, trouxe de volta a exigência de teste toxicológico para maconha e cocaína. O teste, segundo o edital, deve fazer parte dos exames apresentados pelos candidatos aprovados, na fase de posse nos cargos.

No ano passado, o Governo do Estado já havia feito essa exigência, quando convocou 145 candidatos de um concurso feito anteriormente, mas acabou desistindo, após manifestações contrárias das entidades que representam os professores e do CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos). A exigência dos exames tem feito parte de outros processos seletivos, como o que está em cargo para o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Neste novo concurso para professor, entretanto, não há objeção, segundo a secretária de Educação, Nilene Badeca. “É importante e esse exame é muito bem aceito pela população. É para a segurança dos próprios pais e alunos que sabe da exigência do governo na contratação de quem vai ensinar os filhos deles”, disse Badeca.

De acordo com a secretária de Educação, não há também nenhuma reação contrária por parte da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação). “A Fetems não colocou oposição nenhuma, sentaram para discutir o edital ponto a ponto com a secretaria de administração do governo. Eles queriam ter conhecimento, participação no edital e não levantaram nenhum questionamento, uma vez feito isso, entende-se que foi acordado”, afirmou. O secretário de Finanças da Fetems, Jaime Teixeira, porém, informou que a área jurídica da entidade sindical está analisando o assunto.

Nos siga no Google Notícias