ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

André diz que sucessor deverá fazer "igual ou melhor" na segurança

Caroline Maldonado e Leonardo Rocha | 02/12/2014 10:47
Governador entregou 166 viaturas para 45 cidades do Estado (Foto: Marcelo Calazans)
Governador entregou 166 viaturas para 45 cidades do Estado (Foto: Marcelo Calazans)

O governador André Puccinelli (PMDB) entregou, na manhã de hoje (2), 166 viaturas para 45 cidades do Estado. Entre as viaturas há caminhonetes, motocicletas e furgões que irão equipar a PM com 77 viaturas e a Polícia Civil com 54 veículos. O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recebe duas viaturas, sete vão para a SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa), oito para a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e cinco para a Coordenadoria Geral de Perícias.

O desafio do governador eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB), é “fazer igual o melhor” na segurança pública do Estado, na opinião de Puccinelli. “Nós soubemos utilizar a tecnologia e a modernidade para agir na segurança. Estou satisfeito com o trabalho desempenhado. Claro que gostaríamos de ter o dobro de veículos, mais soldados, cabos e promoções, mas fizemos tudo com responsabilidade para não prejudicar o pagamento da folha”, avaliou o governador.

Puccinelli disse ainda que já conversou com Reinaldo sobre os próximos passos para gerir a segurança. Caso o governador eleito queira reforçar o efetivo, segundo Puccinelli, existem aprovados em todos os setores da polícia. “Além disso nós deixamos as contas em dia”, reforçou, ao lembrar que nos últimos oito anos foram entregues 1.671 viaturas pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 100 milhões, sendo 1.287 carros e 384 motocicletas.

O comandante da PM, Coronel Godoi, ressaltou que somente para a PM em Campo Grande serão 25 novas viaturas “que vão dar uma dinâmica maior, melhorar o ostensivo preventivo, além de motivar o pessoal em ocorrências mais eficientes e dinâmicas”. Em todo o Estado, conforme o comandante, a PM tem 800 viaturas.

Durante a entrega das viaturas, no Comando Geral da PM, no Parque dos Poderes, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, mencionou o concurso que já chamou 830 aprovados para policiais militares, além de 54 para policial civil. Segundo ele, além das viaturas serão destinadas mais 400 pistolas para a PM.

“A secretaria esta reorganizando e aparelhando o Estado. Foram feitos 3.100 cursos de capacitação para dar uma capacidade maior de reposta para a polícia, além disso foi modernizado o banco de dados com registro de todos os BOs (boletins de ocorrência) dos 79 municípios”, disse Wantuir, ao explicar que as informações dos sistema de arquivo de BOs possibilitam análise dos cenários e, consequente, mobilização dos policiais da melhor maneira, com trabalhos de inteligência.

Segundo secretário de Segurança, foi modernizado o banco de dados com registro de todos os BOs (boletins de ocorrência) dos 79 municípios (Foto: Marcelo Calazans)
Segundo secretário de Segurança, foi modernizado o banco de dados com registro de todos os BOs (boletins de ocorrência) dos 79 municípios (Foto: Marcelo Calazans)
Puccinelli disse que está satisfeito com trabalho realizado na segurança e governador eleito pode convocar aprovados em concurso caso deseje (Foto: Marcelo Calazans)
Puccinelli disse que está satisfeito com trabalho realizado na segurança e governador eleito pode convocar aprovados em concurso caso deseje (Foto: Marcelo Calazans)

Investimentos - Jacini anunciou que em dezembro serão entregues para a Agepen prédios que estão sendo construídos com mão de obra dos internos em ação de ressocialização dos presos. “Tanto que até as empresas privadas estão solicitando operários do sistema penitenciários, pois além da mão de obra ainda garantem benefícios e impostos”, destacou o secretário, complementando que nos últimos sete anos o Estado conseguiu reduzir, sistematicamente, os crimes que impactam a sociedade, contra a vida e contra o patrimônio.

Segundo Puccinelli, ainda existem viaturas do Corpo de Bombeiros para serem entregues esse mês. “Nessas 1.671 viaturas entregues nos últimos sete anos foram investidos R$ 60 milhões apenas do Governo Estadual, sendo o restante advindo do Governo Federal”, detalhou o governador.

O motivo da melhora no sistema de segurança, na avaliação do governador, foi a “despartidarização” dos setores. “Daqui 29 dias iremos passar o bastão para o novo governador. Nunca antes nesse Estado houve tamanho investimento em segurança pública. Fico contente que iremos entregar um contingente entre somas das policias e bombeiros seis vezes superior ao do governo anterior. Quando entramos na Sejusp, despartidarizamos a segurança pública e colocamos profissionais competentes. O Estado é o que mais elucida crimes no país. Também triplicamos o numero de UTR (Unidade de Tratamento de Resgate) do bombeiros”, concluiu Puccinelli.

Nos siga no Google Notícias