ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

André diz que suspende negociação se saúde parar dia 18

Redação | 16/03/2010 13:19

Os cerca de 4 mil servidores da saúde começam a decidir, a partir de amanhã, se vão paralisar as atividades, por tempo indeterminado, a partir desta quinta-feira. O Governo manteve a proposta de conceder reajuste de apenas 4,5%, mas aceita incorporar o abono de R$ 150.

No encontro, que durou cerca de três horas, das 19h às 22h desta segunda-feira, o governador André Puccinelli (PMDB), ouviu os três diretores do Sintss (Sindicato dos Trabalhadores na Seguridade Social) e descartou conceder o aumento de 72% reivindicado pela categoria. Eles querem a concessão do aumento de 50% concedido aos médicos no ano passado e mais 15% de reposição das perdas.

Apesar da reunião ter ocorrido em clima tranqüilo, o governador foi enfático: se houver a greve, ele encerrará nas negociações com a categoria. A paralisação pode paralisar o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian, Laboratório Central e Hemosul a partir de quinta-feira.

Proposta - Puccinelli reafirmou que o Estado só tem condições técnica, financeira e legal de conceder reajuste linear de 4,5%. Argumentou que houve a crise econômica mundial e a queda na receita com o subfaturamento do gás natural pela Petrobras.

Segundo o presidente do Sintss, Júlio César das Neves, o governador mostrou-se tranqüilo, mas preocupado com a conjuntura atual, a situação financeira do Estado e a campanha eleitoral. Ele afirmou que sentiu o chefe do Executivo mais preocupado do que as negociações realizadas em 2008 e 2009. "Foi até inusitado", classificou.

Como o governador propôs a incorporação do abono de R$ 150 e a concessão do reajuste de 4,5% sobre o vencimento novo, o sindicato convocou assembléias gerais para decidir a proposta.

A primeira assembléia acontece amanhã, a partir das 13h, no Hospital Regional. A segunda será na quinta-feira, a partir das 9h no Lacen e a terceira, às 12h no Hemosul. Os servidores poderão suspender a greve, que deverá comprometer o atendimento no HR em plena epidemia de dengue em Campo Grande, agravando a situação na rede pública de saúde.

Nos siga no Google Notícias