ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

André recebe servidores e pode evitar greve na saúde

Redação | 15/03/2010 13:04

O governador André Puccinelli (PMDB) recebe uma comissão de servidores hoje à tarde para iniciar as negociações e tentar evitar a greve por tempo indeterminado na saúde, prevista para começar na quinta-feira. A paralisação poderá comprometer o atendimento no Hemosul, no Lacen (Laboratório Central) e Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian.

Segundo o presidente do Sintss (Sindicato dos Trabalhadores de Seguridade Social), Júlio César das Neves, a reunião às 17h30 desta segunda-feira foi marcada pela secretária estadual de Administração, Thie Higushi Viegas dos Santos, na sexta-feira passada.

Os cerca de 4 mil servidores da saúde querem reajuste de 72%, que inclui 15% de reposição das perdas e 50% concedido aos médicos e dentistas no ano passado. O Governo vem sinalizando que o reajuste deste ano será de 4,5%.

Negociações - Os servidores aprovaram indicativo de greve a partir de quinta-feira. A paralisação deverá comprometer o atendimento no HR, que deverá suspender as cirurgias eletivas. Neves garantiu que 30% dos trabalhadores vão manter a escala no hospital, no laboratório e nos Hemonúcleos.

Contudo, a adesão na Funsau (Fundação de Saúde) deverá ser de 100%. Os funcionários já realizaram manifestações e se reuniram com os deputados estaduais.

"Não para aceitar 4,5%", antecipou Júlio César das Neves, que aposta no bom senso para avançar nas negociações com o governador e suspender a mobilização. A proposta apresentada hoje será encaminhada para assembléia da categoria, que acontecerá até quarta-feira e poderá suspender a greve.

Nos siga no Google Notícias