ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Aneel abre investigação sobre apagão que atingiu 7 cidades em MS

Francisco Júnior | 04/10/2012 10:43

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) abriu investigação para apurar o que provocou a pane num dos transformadores de uma subestação da usina de Itaipu, administrada por Furnas, em Foz do Iguaçu (PR), que deixou 13 Estados e o Distrito Federal sem energia na noite de ontem (3) por aproximadamente 30 minutos.

A assessoria de imprensa da Agência informou que a ocorrência está em processo de análise pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) e agentes envolvidos.

Ainda conforme a assessoria, uma reunião no Rio de Janeiro sem data definida entre representantes da Furnas, Aneel, ONS e distribuidoras irá discutir o ocorrido. Dependendo do que for apurado pelos técnicos, não é descartada penalidade, em forma de multa, a empresa que administra a usina.

Em Mato Grosso do Sul, atingiu pelos menos 130 mil pessoas de sete municípios:  Campo Grande, Anastácio, Aquidauana, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Bodoquena. Na Capital, a falta de energia atingiu alguns bairros.

Também foram afetadas cidades de do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná Acre, Rondônia e Sergipe.

O problema teve início às 19h56 e só foi restabelecido as 20h22 (horário de MS). Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), não se sabe ainda que tipo de pane afetou o transformador.

Ainda, segundo o ONS, a pane gerou perda em Itaipu, obrigando o envio imediato de um pedido às empresas distribuidoras que suspendessem momentaneamente a distribuição para aliviar e equilibrar o sistema.

Nos siga no Google Notícias