ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Aneel já admite racionamento de energia em 2008

Redação | 09/01/2008 08:25

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já admite a possibilidade de racionamento de energia no Brasil ainda este ano, por causa da falta de chuvas no País.

O nível dos reservatórios das hidrelétricas vem registrando redução neste verão, levando alguns a questionar a segurança no abastecimento.

Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, por exemplo, os lagos das usinas operavam na segunda-feira com 44,73% da capacidade, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Em 7 de janeiro de 2007, estavam com 60,2% da capacidade.

Reportagem de hoje do Jornal O Estado de S. Paulo aponta que a situação é considerada ainda mais grave porque as usinas do Sudeste e Centro-Oeste estão tendo de enviar energia ao Nordeste desde o fim do ano passado.

Na segunda-feira última, os reservatórios do Nordeste operavam com apenas 27,04% do volume, bem menos que- no mesmo período de 2007, quando estavam com 65,4% da capacidade.

Diante dessa situação, conforme o jornal paulista, o diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, admite que "não é impossível" que o Brasil passe por um novo racionamento de energia ainda em 2008. "Não estou dizendo que vai ter problema. Não é impossível haver um racionamento este ano, mas o mais provável é que não tenha", disse.

O diretor da Aneel defendeu até um contingenciamento para evitar situação parecida com a de 2001, quando a sociedade foi pega de surpresa e o governo teve de elaborar um plano de racionamento às pressas.

No início, as medidas eram tratadas como racionalização. "Você só discute temas como apólice de vida e sepultura quando você está bem de saúde. Assim deve ser com coisas desagradáveis, como o racionamento. Esse assunto deve ser discutido muito antes. Não sob pressão.

Além de elaborar um plano de contingenciamento para um eventual apagão, o governo também deveria fazer campanhas para estimular a população a economizar recursos energéticos, disse Kelman.

Nos siga no Google Notícias