ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Animais do Le Cirque apreendidos em MS podem ser devolvidos a donos

Aline Queiroz | 19/02/2011 11:28

Entre os bichos encontrados supostamente em situação de maus-tratos estão elefantes e girafas

Elefante no zoológico de Brasília. Foto: Divulgação
Elefante no zoológico de Brasília. Foto: Divulgação

O Zoológico de Brasília tenta impedir a devolução aos proprietários do Le Cirque de seis animais que foram apreendidos em Mato Grosso do Sul no ano de 2008, após a Justiça reverter a condenação dos donos do circo.

Os proprietários do Le Cirque foram condenados por maus-tratos porque, segundo a denúncia do Ministério Público, o circo não apresentava condições mínimas de segurança, nutrição e saúde para os animais.

No entanto, a 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal reviu a decisão em primeira instância e absolveu os réus.

Para os desembargadores, não há provas suficientes para comprovar os maus-tratos aos animais.

Em agosto de 2008, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) flagrou em São Gabriel do Oeste animais que tinham mandado de busca e apreensão.

Em Mato Grosso do Sul, a Polícia encontrou carretas com elefantes e rinocerontes.

A partir do flagrante feito no Estado, mais animais foram apreendidos.

Ao todo, foram 22 animais foram confiscados pela Justiça.

Os bichos viviam em zoológicos e santuários ecológicos espalhados pelo país.

Em Brasília, estão um rinoceronte, um elefante, um camelo, um hipopótamo e duas lhamas, alvo desta ação.

O diretor-presidente do Zoológico da Brasília, José Belarmino da Gama, preparou um relatório para comparar a situação dos animais quando chegaram ao parque e as condições atuais, segundo informações da Agência Brasil.

“Os animais estão sendo muito bem cuidados aqui por técnicos, tratadores e veterinários. Muito diferente da situação em que eles se encontravam. Estavam sujeitos à restrição de movimento, transportes sucessivos. Eram ariscos, o estresse era visível”, disse à Agência.

O dossiê será entregue à Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do MP do Distrito Federal e à procuradoria do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para servir de subsídio para um recurso judicial contra a devolução dos bichos.

Segundo Belarmino, o zoológico ainda não foi notificado da decisão judicial. “Vejo com tristeza essa possibilidade de os animais terem que voltar para o circo, as condições são incomparáveis”.

Nos siga no Google Notícias