ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Antônio João usou hino plagiado de Sinop por 7 anos

Redação | 25/03/2010 08:11

A cidade de Antônio João, a 302 quilômetros de Campo Grande, usou por sete anos hino da cidade de Sinop, de Mato Grosso, que promete entrar na Justiça para impedir que seja tocado em eventos oficiais na cidade sul-mato-grossense.

Conforme reportagem da Folha de São Paulo, o plágio foi descoberto há pouco mais de uma semana, quando a prefeitura de Antônio João foi advertida e os dirigentes acabaram reconhecendo o problema.

Até então a letra do hino de Antônio João era creditada ao ex-vereador Norino Gonçalves, antigo morador da cidade. Porém, a mesma letra, com exceção das citações do nome da cidade, já era usada há 22 anos em Sinop, composta originalmente por Ary de Lima.

"Recebemos os documentos oficiais com a letra, confirmamos as datas e é inquestionável: houve plágio por parte do nosso município", disse Afrânio Marques, secretário de Governo de Antônio João. O secretário disse ainda que ele e os funcionários da prefeitura se sentiram "estarrecidos e constrangidos" após a descoberta do plágio.

A reportagem cita que em contato com o filho do ex-vereador Norino, Wilson Gonçalves disse que "não se pode afirmar que é plágio enquanto isso não estiver provado" e se recusou a passar o número de contato do pai.

Morto em 1986, Ary de Lima é também o autor do hino oficial da cidade de Maringá (PR). O filho dele, o jornalista Cézar Lima, disse que a família vai propor ação de reparação de direitos autorais.

Hino de Sinop

Letra: Ary de Lima

Melodia: Matti Aniceto (1981)

Como um prêmio ao labor pioneiro

Tu, Sinop, te ergues viril,

A mostrares, no porte altaneiro

O retrato de um novo Brasil

Tens escrita, na selva, a história

De um combate inspirado no amor,

Que, agora, revive a vitória

Do teu povo, feliz lutador.

Mato Grosso as fez teu acesso

Nos siga no Google Notícias