ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Anvisa suspende prazo para que farmácias iniciem registro de antibióticos em sistema nacional

Carolina Pimentel, da Agência Brasil | 13/04/2011 15:40

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu o prazo para que as farmácias iniciassem o registro da venda de antibióticos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. O prazo deveria encerrar-se no dia 25 deste mês.

A diretoria da agência reguladora decidiu suspender o prazo porque ainda irá discutir alguns ajustes na norma que tornou mais rígida a venda de antibióticos no país, válida desde outubro do ano passado. Para comprar o remédio, o paciente precisa apresentar duas vias da receita médica, sendo que uma fica retida na farmácia.

A Anvisa também anunciou que vai promover um debate com especialistas internacionais sobre o uso de remédios emagrecedores. A agência quer banir a venda de remédios à base de sibutramina e de anfetamina (anfepramona, mazindol e o Femproporex), usados em tratamentos para perda de peso.

A Vigilância Sanitária argumenta que o uso dessas substâncias aumenta o risco de problemas cardíacos e do sistema nervoso, citando pesquisas feitas em outros países. Um dos estudos constatou que apenas 30% dos pacientes tratados com sibutramina tiveram redução de peso num período de três meses e apresentaram mais chances de sofrer derrame ou infarto.

Os especialistas brasileiros em obesidade são contrários à proposta. Em uma audiência pública promovida pela Anvisa há dois meses, os médicos alegaram que a retirada desses medicamentos do mercado poderá deixar pacientes sem alternativa de tratamento. Eles defendem fiscalização da venda do remédio, mas não a proibição.

Diante da polêmica, a agência disse não ter data para tomar a decisão final. A sibutramina, vendida no Brasil desde 2005, é proibida na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos.

Nos siga no Google Notícias