ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Anvisa determina suspensão da importação de próteses de silicone

Aline dos Santos | 21/03/2012 07:58

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai suspender a importação de próteses mamárias até que o Inmetro registre as normas de avaliação de qualidade. A medida vale a partir de amanhã.

Conforme o portal G1, a Anvisa determinou que a venda das próteses só poderá ser feita depois que os fabricantes conseguirem o selo de qualidade, que vai avaliar a composição e a resistência do silicone.

As novas regras foram tomadas depois do escândalo internacional envolvendo as marcas francesa PIP (Poly Implant Prothese) e a holandesa Rofil, acusadas de usar silicone inapropriado aumentando o risco do implante romper ou vazar e provocar problemas de saúde. Calcula-se que 20 mil brasileiras têm implantes das marcas estrangeiras.

Pela resolução, as próteses terão de passar por testes de laboratórios brasileiros para checar a resistência e composição do silicone usado e exames biológicos.

Pacientes que possuírem implante mamário de silicone das marcas PIP e Rofil e com recomendação médica para a realização de cirurgia reparadora de troca de prótese (s) podem procurar três hospitais em Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, o procedimento cirúrgico será oferecido na Santa Casa e no Hospital do Câncer. Em Dourados, será no Hospital Evangélico. No país, o Ministério da Saúde habilitou 371 locais para a realização da cirurgia reparadora.

Nos siga no Google Notícias