ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Anvisa proíbe uso de agrotóxicos à base de endossulfam

Redação | 06/09/2009 14:45

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a importação e o registro de novos agrotóxicos que tenham na sua composição, o ingrediente ativo endossulfam.

Com a suspensão, os produtores de algodão, cacau, café, cana-de-açúcar e soja ficam proibidos de usar agrotóxicos a base dessa substância.

A Anvisa proibiu ainda o uso de acefato nas culturas de amendoim, batata, brócolis, citros, couve, couve-flor, cravo, crisântemo, feijão, fumo, melão, pimentão, repolho, rosa e tomate.

De acordo com a agência, um estudo apontou que o uso desses dois ingredientes traz graves danos à saúde. As duas substâncias também são proibidas em outros paises.

A aplicação de agrotóxicos à base de acefato em lavouras de algodão e soja só serão permitidas até 31 de outubro de 2013. A Anvisa recomenda ainda a proibição da substância para uso doméstico e jardinagem.

A ingestão diária aceitável do produto deixa de ser de 0,03 miligramas por quilo (mg/Kg) de peso corpóreo/dia, passando para 0,0008 mg/kg.

Quanto à aplicação, a Anvisa proibiu que seja feita de forma manual ou por meio de bombas penduradas nas costas de quem aplique o produto.

Nos siga no Google Notícias