ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Anvisa tem 90 dias para avaliar dois medicamentos

Redação | 07/08/2010 11:19

Decisão da Justiça federal determinou que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem prazo de 90 dias para apresentar os resultados de análise sobre os medicamentos Engov e Metiocolin. Eles são vendidos como hepatoprotetores, mas essa propriedade é questionada pelo MPF.

Caso o órgão não respeite o prazo, que começou a contar a partir do dia 30 de julho, uma multa diária de R$ 1 mil será aplicada. A decisão da juíza federal substituta Fernanda Soraia Pacheco Costa, da 23ª Vara Federal Cível se baseia no princípio de que o consumidor tem direito à proteção da saúde e à informação clara sobre os produtos.

A decisão da juíza foi dada em ação civil pública de autoria do MPF (Ministério Público Federal), pela qual os medicamentos Engov, Xantinon e Metiocolin não seriam hepatoprotetores como dizem ser e deveriam ser proibidos pela Anvisa por propaganda enganosa.

Segunda a sentença, há quatro anos os fabricantes não adequaram os produtos às necessidades de consumo, sem que a Anvisa, ré na ação, tenha tomado medidas contra a comercialização.

O fabricante do medicamento Xantinon, depois de ter as atividades suspensas, está atualmente em dia com as normas técnicas para o comércio do produto.

Caso a Anvisa verifique que os remédios não atendem às qualidades anunciadas ao consumidor, o comércio de Engov e Metiocolin deverá ser suspenso por 180 dias. Se os fabricantes não cumprirem as normas de vigilância sanitária, a venda será proibida por ato normativo.

(Com informações do Portal G1)

Nos siga no Google Notícias