ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Apesar de lei, Dia da Consciência Negra não será feriado em MS

Nícholas Vasconcelos | 12/11/2012 16:37
Embora tenha sido criado por Lei estadual, Feriado da Consciência Negra segue como dia normal. (Foto: João Garrigó)
Embora tenha sido criado por Lei estadual, Feriado da Consciência Negra segue como dia normal. (Foto: João Garrigó)

No próximo dia 20 é comemorado o Dia da Consciência Negra, data prevista na Lei Estadual n° 3958 de 2010, mas que não será feriado em Mato Grosso do Sul. Em vigor desde o ano passado, a Lei não saiu do papel por conta de uma decisão do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que considerou a medida inconstitucional a pedido da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul).

Em novembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei que criou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas que institui a comemoração e não o feriado, conforme o projeto do Congresso.

A explicação é que uma Lei Federal n°9093 de 1995 determina que os Estados do país só tenham um feriado, que em Mato Grosso do Sul é o dia 11 de outubro que comemora a Criação do Estado. O dia foi escolhido por marcar da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares.

O argumento da Fecomércio é que com a criação de um dia extra de folga afeta a legislação trabalhista, o que é competência da União.

“Fizemos um levantamento que aponta que cada feriado tem o custo de três dias úteis para a empresa”, revelou o consultor sindical da Fecomércio, Fernando Camilo. Ele explicou que a data é questionada em outros Estados do país, como Goiás. “É um dia de comemoração, mas não é feriado”, reforçou.

De acordo com Camilo, atualmente em mais de 200 municípios a data é considerada feriado, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro e também Cuiabá.

Conforme a decisão do dia 19 de outubro de 2011, o Órgão Especial do TJ decidiu por unanimidade que a criação de um novo feriado é inconstitucional já que o artigo 22 da Constituição Federal determina que só a União pode instituir feriados civis, já que eles interferem nas relações entre empregado e empregador.

Nos siga no Google Notícias