ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Após 10 dias de greve, ferroviários voltam aos postos

Redação | 09/09/2009 11:13

Após 10 dias de greve, os ferroviários voltarão aos postos nesta quinta-feira, às 7 horas, segundo informação do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

O acordo entre sindicatos dos ferroviários de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e representantes da empresa América Latina Logística Malha Paulista S/A foi firmado em audiência de conciliação realizada hoje.

Será estabelecido um sistema de compensação dos dias parados e haverá reajuste salarial linear de 6% a partir de julho de 2009 e abono de R$ 500, retroativo ao período de janeiro a junho, além da recomposição dos pisos salariais a partir de julho de 2009. Conforme a ata, são "termos já propostos pela empresa". Os trabalhadores também conseguiram obter da empresa a garantia de emprego pelo prazo de 60 dias, a partir da formalização do acordo.

No caso específico dos trabalhadores de Bauru, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul será mantida a estabilidade dos dirigentes sindicais nos termos definidos em acordo coletivo de 2008, sendo que, a partir de janeiro de 2010 (próxima data-base da categoria), restringe-se a 14 o número de empregados abrangidos por esse direito.

O ministro João Oreste Dalazen suspendeu a audiência pelo prazo de dez dias, para que as partes redijam os termos detalhados do acordo coletivo. A assinatura será no dia 15 de setembro, em São Paulo.

Nos siga no Google Notícias