ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Após 28 anos da morte de Marçal, execução de indígenas assombra MS

Aline dos Santos | 21/11/2011 13:40

Das cinco balas que lhe tiraram a vida, uma acertou a boca. Estava calado o homem que fez da palavra a arma para denunciar o massacre de um povo

Imortalizado na arte do grafite, Marçal fez os olhos do mundo se voltarem para Mato Grosso do Sul. (Foto: João Garrigó)
Imortalizado na arte do grafite, Marçal fez os olhos do mundo se voltarem para Mato Grosso do Sul. (Foto: João Garrigó)

“Queremos dizer a Vossa Santidade a nossa miséria, a nossa tristeza pela morte de nossos líderes assassinados friamente por aqueles que tomam nosso chão, aquilo que para nós representa a própria vida e nossa sobrevivência neste grande Brasil, chamado um país cristão”.

O apelo do “pequeno deus” ao representante de Deus na terra ainda busca resposta em Mato Grosso do Sul. O discurso de Marçal de Souza Tupã-I, cuja tradução é pequeno deus, foi feito ao papa João Paulo II em 1980, no Amazonas.

Três anos depois, em 25 de novembro, o líder indígena seria morto na porta de casa em Antônio João. Das cinco balas que lhe tiraram a vida, uma acertou a boca. Estava calado o homem que fez da palavra a arma para denunciar o massacre de um povo.

Vinte e oito anos depois, as vésperas do aniversario da morte de Marçal, sua súplica segue a ter sentido. Nesta semana, índios denunciaram a invasão de um acampamento em Amambai e a execução do líder indígena Nísio Gomes, de 59 anos.

Símbolo de resistência, a vida e morte de Marçal, assassinado aos 63 anos, fizeram olhos do mundo se voltar para Mato Grosso do Sul. Ele foi a primeira pessoa nascida no Estado a discursar na ONU (Organização das Nações Unidas).

“No dia da exumação do corpo em Dourados, tinha jornalistas do mundo todo. Daqui, só estávamos eu pela Folha de Londrina e outro pela TV Campo Grande”, conta o jornalista Luiz Taques. Para ele, a história do homem cuja boa oratória deu voz ao drama dos guaranis deixou profunda admiração. “Dei o nome de Marçal para o meu filho”.

Durante a cobertura, o jornalista identificou a participação de um policial civil, que já tinha sido protagonista de reportagem sobre tortura policial. “Foram oferecidas denúncias contra quatro pistoleiros e o capataz, mas não foram aceitas”, recorda.

Em 1993, dez anos depois do crime, foram a júri popular o fazendeiro Libero Monteiro de Lima e Romulo Gamarra. A acusação teve a assistência do ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh. Na defesa, o advogado Renê Siufi.

Os réus saíram absolvidos do tribunal. O mesmo resultado foi obtido cinco anos depois, em um segundo julgamento. “Houve protesto para que fosse realizado um terceiro julgamento, fora de Mato Grosso do Sul, mas não aconteceu”, recorda o deputado estadual Laerte Tetila (PT).

Marcos Veron foi morto em 2003. Mesmo ano em que o crime do assassinato de Marçal prescreveu.
Marcos Veron foi morto em 2003. Mesmo ano em que o crime do assassinato de Marçal prescreveu.

O mundo pede justiça - A luta por um julgamento justo foi encabeçada pela Anistia Internacional. “Chegaram mais de 300 cartas a Dourados. Vindas do Japão, Chile, Estados Unidos”, relata o deputado. Então professor em Dourados, Tetila conheceu Marçal de Souza em 1968.

“Ele veio à escola para falar no Dia do Índio. Foi um discurso sem perder o fio da meada. Ele tinha boa oratória, teve formação de pastor evangélico”, remeora.

Presente nos dois julgamentos, o deputado avalia que o prestígio pesou a favor do fazendeiro. “Era muito influente. A corda, como sempre, arrebentou para o lado mais fraco”.

Em 2003, depois de duas décadas, o crime prescreveu. Neste mesmo ano, em Juti, foi a vez de calar o líder indígena Marcos Verón, de 72 anos. A morte foi resultado de disputa pela terra indígena Takuara, na fazenda Brasília do Sul. Homens armados atacaram os índios guarani. Veron sofreu traumatismo craniano.

Segundo denúncia, Nisio foi morto e teve corpo levado por assassinos.
Segundo denúncia, Nisio foi morto e teve corpo levado por assassinos.

Vítimas - Em fevereiro deste ano, em júri realizado em São Paulo, três funcionários da fazenda foram condenados por sequestros, formação de quadrilha armada e tortura. O trio, que se livrou da acusação de homicídio, saiu em liberdade do tribunal.

Há dois meses, em Paranhos, foi morto o indígena Teodoro Recalde, de 33 anos. Ele era primo dos professores Genilvado Vera e Rolindo Vera, professores que desapareceram em 2009. Genivaldo foi encontrado morto, com sinais de espancamento. Rolindo nunca foi achado.

Em nome da terra - De acordo com dados do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), ligado à Igreja Católica, de 2003 a 2010 foram assassinados 250 índios em Mato Grosso do Sul.

Há três anos, o governo federal deflagrou processo de vistoria para demarcação de terras indígenas. Os produtores rurais acionaram a justiça para impedir a visita dos antropólogos e o processo só foi retomado no fim do ano passado.

Nos siga no Google Notícias