ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Após 3 dias de combate, Ibama controla fogo no Pantanal

Redação | 05/11/2009 14:24

Equipes do Ibama conseguiram controlar incêndios florestais que consumiam vegetação nativa de áreas de Proteção Ambiental, dentro de duas fazendas na região da Curva do Leque, no Pantanal.

O fogo se alastrava pela Estrada Parque, a cerca de 130 km de Corumbá, e só foi contido na manhã de hoje por equipe de 19 pessoas, com apoio de funcionários das propriedades rurais.

Nas fazendas Cáceres e Firme, a estimativa é de que 6 mil hectares tenham sido atingidos. A brigada do Prevfogo, programa de controle de incêndios florestais do Ibama, trabalhou durante os três últimos dias para acabar com o problema.

Segundo a assessoria do Instituto, na fazenda Firme o fogo acabou com parte da reserva legal.

Pouco depois do incêndio ser controlado, uma leve chuva caiu sobre a região e acabou com a possibilidade de volta do fogo.

Além de consumir vegetação nativa em ecossistema importante como o Pantanal, o superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço, explica que os incêndios florestais são prioridades do Ibama por serem emissores de gás carbônico na atmosfera.

Neste ano, o Ibama contabiliza R$ 1 milhão em investimentos na compra de equipamentos de combate a incêndios florestais e formação de 60 brigadistas.

O grupo é capacitado para atuar nos três principais municípios dentro do Pantanal: Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho.

No início de outubro, época de estiagem, o fogo consumiu 5 mil hectares de vegetação das fazendas Rio Negro, Estrela, Barranco Alto e Entre Rios, no Pantanal, na região de Aquidauana.

A Rio Negro serviu de cenário para a novela Pantanal, e perdeu mil hectares de mata com o incêndio.

Nos siga no Google Notícias