ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Após aval da OIE, novas regras de controle de bovinos

Redação | 31/07/2008 05:52

Um dia após anúncio de que Mato Grosso do Sul reconquistou o status de área livre de febre aftosa junto da OIE (Organização Internacional de Saúde Animal), a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) baixou nesta quinta-feira uma portaria estabelecendo novas regras de controle de trânsito de animais na ZAV (Zona de Alta Vigilância), que compreende municípios na região de fronteira com o Paraguai.

Conforme a alteração na legislação vigente, os estabelecimentos de abate assumem a responsabilidade pelo registro dos animais no Sistema de Identifi cação Animal, o SIA.

Em caso de descumprimento das regras de registro a emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal) tanto do estabelecimento de destino como de origem será bloqueada.  O bloqueio valerá tanto para egresso quanto para ingresso de animais para ambos os estabelecimentos envolvidos.

A falta do registro implicará também em auto de infração ao destinatário dos animais pela não manutenção de estoque de animais atualizado na Iagro. A portaria desta quinta-feira estabelece prazo de 15 dias para que todos os proprietários ou seus responsáveis legais que eventualmente possuírem GTA cuja origem dos animais seja a ZAV realizem o registro.

No caso de animais que vão para outros Estados, a obrigatoriedade do registro do trânsito no Sistema de Identificação Animal será do proprietário ou responsável pelo estabelecimento de origem dos mesmos.

Nos siga no Google Notícias