ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Após bater recorde de 38 anos, onda de frio não deve se repetir em MS

Viviane Oliveira | 27/07/2013 11:32
Campo-grandense enfrentará tempo seco e quente em agosto. (Foto: Marcos Ermínio)
Campo-grandense enfrentará tempo seco e quente em agosto. (Foto: Marcos Ermínio)

Uma boa notícia para quem não gosta de frio. Depois de cinco dias de temperaturas baixas e de geadas em 11 municípios do sul do Estado, os termômetros começam a subir na próxima semana em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), há 38 anos não fazia um inverno tão intenso, com sensação térmica de -10º C, quanto ao deste ano.

Em compensação, a umidade do ar, por conta da escassez de chuva, começa a cair e pode ficar entre 22% a 25% no Centro e Oeste do Estado. A organização Mundial da Saúde considera como ideal a umidade acima de 60% e considera estado de atenção, quando a umidade cai abaixo de 30%.

Conforme a meteorologista do Cemtec, Cátia Braga, a última semana de julho deve ser com temperaturas mais agradáveis sem possibilidade de chuva. O sol irá predominar durante todo o dia com pouca nebulosidade em todo Estado. Já na Capital, os termômetros devem registrar a máxima de 23ºC.

Portanto agosto, mês que o vento sopra forte e de poeira, começa quente com temperaturas em torno de 30ºC a 32ºC, no entanto, há uma possibilidade de uma nova frente fria depois do dia 9, mas não com a mesma intensidade que foi registrada na semana passada. “Esse frio desse gabarito não vai ter mais este ano”, diz Cátia.

O frio do dia 21 a 25 deste mês foi tanto em algumas regiões, que em seis municípios registraram a chuva congelada: Amambai, Paranhos, Juti, Jateí, Costa Rica e Figueirão, isso ocorre quando o líquido chega no solo e logo congela. Apesar de parecer, não se trata de neve.

Segundo dados da Uniderp/Anhanguera, 11 municípios registraram geada, com classificação de leve a moderada: Itaporã, Dourados, Maracaju, Ponta Porã, Antônio João, Ivinhema, Angélica, Itaquiraí, Juti, Jateí e Chapadão do Sul. Em Ponta Porã também foi registrado nevoeiro.

Em Anhanduí, distrito de Campo Grande, o proprietário de uma estância afirma que filhotes de leitão amanheceram mortos de quarta para quinta-feira por causa do frio. Na Capital, o frio foi de 4ºC, mas com sensação térmica, temperatura que o corpo sente por causa do vento, de 10ºC negativo.

Capital vai sofrer, agora, com a baixa umidade relativa do ar (Foto: Marcos Ermínio)
Capital vai sofrer, agora, com a baixa umidade relativa do ar (Foto: Marcos Ermínio)
Nova frente fria deve mudar o tempo só a partir de 9 de agosto (Foto: Marcos Ermínio)
Nova frente fria deve mudar o tempo só a partir de 9 de agosto (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias