ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Após contratação polêmica pela CPI da Saúde, médico é demitido do HR

Zana Zaidan e Kleber Clajus | 07/03/2014 16:42

O médico Ronaldo de Souza Costa foi demitido, nesta sexta-feira (7), com base em julgamento de processo disciplinar conduzido pela Funsau (Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e é assinada pelo diretor presidente da Fundação, Rodrigo de Paula Aquino.

A penalidade aplicada cita que o médico infringiu três artigos das leis que tratam do exercício da profissão pelo servidor público. O primeiro é o Artigo 37, XVI, “c” e § 10 da Constituição Federal, que veda aos servidores acumular cargos públicos remunerados, ainda mais quando em casos de profissões regulamentadas.

A publicação cita, ainda, que Ronaldo Costa infringiu a lei também em âmbito estadual, já que o artigo Artigo 219, inciso XVII, da lei nº 1.102/90, também veda o acúmulo de cargos ou funções (salvo as exceções previstas em lei). 

Por fim, o artigo 235 da mesma lei, prevê a "demissão do servidor em casos de acumulação ilícita de cargo ou função, comprovada a má fé", no inciso XI.

Segundo a assessoria do Governo estadual, o médico tinha duas aposentadorias parciais da Prefeitura da Capital e uma outra por invalidez no Hospital Universitário. Costa ainda é funcionário dos Correios e do Hospital Regional, do qual foi demitido hoje.

CPI da Saúde - Ontem (6), durante agenda pública, o governador André Puccinelli (PMDB) cobrou explicações da CPI da Saúde a respeito da contratação de Ronaldo Costa, que trabalhou como assessor durante a realização dos trabalhos.

Ele comentou sobre atuação irregular do servidor na Funsau, destacando que o médico tem duas aposentadorias parciais e uma integral por invalidez e, mesmo assim, exerceu a profissão de médico no Hospital Regional e nos Correios e Telégrafos, além de assessorar a CPI da Saúde da Assembleia.

O médico Ronaldo Costa foi procurado para se manifestar sobre a penalidade, mas não atendeu aos telefonemas do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias