ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Após determinação judicial, Unei é reformada e entregue já superlotada

Aline Queiroz | 07/04/2011 11:44

Unidade receberá 65 meninos e tem capacidade para 54

Unei reformada recebe adolescentes amanhã. (Foto: Simão Nogueira)
Unei reformada recebe adolescentes amanhã. (Foto: Simão Nogueira)

Interditada em agosto do ano passado por determinação judicial, a Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco, na saída para Três Lagoas, em Campo Grande, foi reformada e a inauguração da obra feita esta manhã. Foram entregues hoje vagas para 54 adolescentes e serão levados ao local pelo menos 65 garotos que estão na Unidade Provisória, localizada na saída para Aquidauana.

A superlotação é um dos problemas enfrentados pelo poder público e o MPE (Ministério Público Estadual) propõe a criação de quatro centros regionais além de uma unidade na Capital.

De acordo com a promotora da Infância e da Juventude, Vera Aparecida Cardoso, as unidades só não estão mais lotadas porque o MPE e o juizado trabalham com prazos menores para a internação.

“Adotamos a demanda refreada para evitar que eles fiquem menos tempo internados”, explica a promotora, que participou esta manhã da inauguração da reforma do prédio.

Somente em Campo Grande, existem 120 adolescentes internados em quatro unidades. O juiz da Vara da Infância e da Juventude, Danilo Burin, também afirma que existe ainda pedidos para transferências do interior do Estado.

Apenas os casos “gravíssimos” são atendidos, segundo o magistrado. Ele explica que recebe em média quatro solicitações para transferências do interior.

Danilo Burin esclarece que não é possível dimensionar o déficit de vagas. “Sabemos que existe”, completa.

O superintendente responsável pelo cumprimento das medidas sócio-educativas, coronel PM da PM (Polícia Militar) Hilton Vilassanti, anunciou esta manhã que já no próximo mês será inaugurada a entrega das obras de Dourados, para Corumbá será em agosto e Três Lagoas será aberta a construção de uma nova unidade aos moldes da que funciona em Ponta Porã.

Na construção da Unei de Três Lagoas serão investidos R$ 6,7 milhões.

Cela está pronta para receber adolescentes.
Cela está pronta para receber adolescentes.

Reincidência - A promotora Vera Aparecida acredita que o índice de reincidência chegue a 45% e o juiz Danilo Burin estima que seja de 30%.

Para eles, a falta de uma política para o tratamento de dependentes químicos esteja relacionado ao percentual, classificado como altíssimo.

A promotora e o juiz consideram que seja importante colocar dentro das Uneis profissionais capacitados para o tratamento contra as drogas.

Unidade - De acordo com o coronel Hilton Vilassanti, foram investidos R$ 2 milhões na reforma da Unei Dom Bosco, descrita ano passado pelo juiz como “podre”.

Em julho do ano passado o juiz abriu as portas da unidade para a entrada da imprensa. Havia baratas pelas paredes e os adolescentes reclamavam das condições dos alojamentos.

Os garotos afirmavam à época que tomavam banho com a água do vaso sanitário. Com a reforma da Unidade, os adolescentes terão chuveiro com água quente.

A iluminação dos alojamentos foi elogiada pelo juiz. As salas de aula foram reformadas e tem até um setor de informática com 25 computadores.

Os adolescentes serão levados à Unei Dom Bosco amanhã.

Mais obras - Na unidade é construído mais um bloco e, com a entrega desta parte da obra, o número de vagas chegará a 80.

A estimativa do diretor Guilhermo Aguiar é de que os alojamentos possam ser usados no começo do segundo semestre.

O juiz explica que os garotos de menor periculosidade deverão ficar nestes alojamentos que estão em construção.

Nos siga no Google Notícias