ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Cadeirante cria blog para conscientizar sobre benefícios da acessibilidade

Jorge Almoas | 09/03/2011 16:44
Fred cuida dos textos publicados e conta com ajuda de amigos para manter o blog (Foto: Jorge Almoas)
Fred cuida dos textos publicados e conta com ajuda de amigos para manter o blog (Foto: Jorge Almoas)

Há três anos, o médico veterinário Frederico Rios, de 29 anos, sofreu um acidente de moto, o que o deixou tetraplégico por conta da lesão em uma vértebra. Ao invés de lamentar sua condição, Fred, como é chamado, resolveu criar um blog para mostrar como a acessibilidade é benéfica para os cadeirantes, e também para deficientes auditivos, visuais e para o cidadão comum, que não percebe como as pequenas mudanças são relevantes.

O blog Acessibilidade na Prática completa três meses amanhã, com a marca de 15 mil visualizações da página. Com o auxílio de duas órteses, Fred redige os textos do blog, além de cuidar dos comentários e publicação de fotos.

“Foi uma amiga que me deu a ideia do blog. Mas não quisemos fazer como os demais, que sempre mantém um tom de revolta, de denúncia. Queremos mostrar que a acessibilidade é uma cultura que envolve toda a população, e não somente quem está na cadeira de rodas ou não enxerga”, explica Fred.

No blog, Fred conta com a ajuda de amigos de diversas áreas, como fisioterapia, arquiteto, advogado e psicóloga. Eles acompanham os problemas relatados, analisando flagrantes de calçadas, prédios e áreas públicas.

O médico veterinário comenta que a acessibilidade é composta de detalhes. “Muitas vezes um arquiteto não sabe como cumprir a norma e não inclui no projeto os itens necessários. Daí, quando entrega a obra, é preciso fazer a reforma para adaptá-la para a acessibilidade, o que deixa mais caro”, diz Fred.

Ele fala que o que deveria ser requisito é vendido como diferencial. “Os prédios que são adaptados são mais valorizados.

A equipe do blog já visitou a Cidade do Natal, a prefeitura de Campo Grande, o Cinemark e prepara publicações sobre dois supermercados da Capital.

“Às vezes, os produtos ficam dispostos na horizontal, limitando as opções para quem é cadeirante ou mais baixinho. Uma mudança seria colocá-los na vertical, dando oportunidade para todos”, esclarece Fred.

O blog aceita colaboração dos leitores, que podem enviar fotografias ou sugestões.

Nos siga no Google Notícias