ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Após frear epidemia em MS, objetivo de comitê será trabalhar a prevenção

Flávia Lima | 07/01/2016 13:54

O coordenador estadual de controle de vetores, Mauro Lucio Rosa, afirma que após reduzir o número de notificações, o objetivo do comitê criado para combater e monitorar as ações referentes a dengue no Estado será trabalhar pela prvenção, evitando que novos cenários epidêmicos se repitam nos próximos anos.

Apesar de ser lançado oficialmente nesta quinta-feira (7), o comitê já iniciou as ações, em caráter experimental, em cinco cidades de Mato Grosso do Sul. Na próxima semana, outras 17 cidades começam a receber o trabalho de combate, de forma efetiva.

Uma da principais dificuldades enfrentadas pelos agentes, segundo Mauro Lucio, ainda é a resistência de moradores, que dificultam ou até mesmo barram a entrada do agente na residência, comprometendo a eficácia da ação. "As pessoas precisam se conscientizar que a maioria dos focos está dentro das casas e se nós não pudermos agir, sempre teremos epidemias", alerta.

No entanto, esse tipo de obstáculo vem sendo combatido com mais facilidade após a adoção de tablets, onde os agentes computam as informações referentes as visitas domiciliares e envias a uma central de monitoramento, na Capital.

De posse dos dados, que são enviados em tempo real, os técnicos podem designar uma equipe especializada, com amparo legal, até a residência onde o  trabalho não foi concluído. "Seria tudo mais rápido se já houvesse essa conscientização", ressalta Mauro Lucio.

Para garantir que em até três meses a epidemia seja reduzida em 70%, as equipes podem passar a atuar, também, nos finai de semana. "Nesse primeiro momento creio que não será preciso, mas vamos avaliar o trabalho diariamente", diz.

Nos siga no Google Notícias