ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Após incêndio, famílias querem barrar reciclagem de pneu

Redação | 05/01/2010 10:53

Moradores do entorno da empresa de reciclagem Eco Pneus querem evitar a retomada dos trabalhos após o incêndio que destruiu 30 toneladas de pneus na madrugada do dia 1º (sexta-feira).

Cerca de 500 moradores já assinaram o abaixo assinado que pede a retirada da empresa do local segundo o que conta o morador Waldivino Ferreira dos Santos, de 60 anos.

"Queremos colher mil assinaturas e entregar no Ministério Público Federal o pedido de remoção da empresa". Para o morador, depois da instalação da empresa no bairro, a vida dos moradores não foi mais a mesma.

"Todo mundo já teve dengue aqui e, além disso, os mosquitos não nos deixam dormir".

O morador está entre às 472 pessoas que foram orientadas pela Defesa Civil municipal a deixar as casas. Mas demento invasões de ladrões, Waldivino preferiu permanecer no imóvel, mesmo já apresentando sinais de intoxicação. "Sinto um pouco de ardência nos olhos e garganta. Mas o remédio ajuda", contou.

Rosely de Moura, de 33 anos, saiu da casa antes mesmo da intervenção da Defesa Civil. Foi para a casa do tio há sete quadras de onde ocorreu o problema temendo que a fumaça cause problemas respiratórios. "Sinto ardência na garganta e nos olhos e achei melhor sair".

Segundo ela, em outras duas casas, os moradores também foram para casas de parentes. Na opinião de Rosely, o incomodo causado com fumaça ficou ainda pior com a fumaça. "Antes a gente amenizava com o ventilador, mas agora nem da para ficar em casa por causa da fumaça".

A fumaça provocada com a queima de pneus que persiste até hoje pode causar danos à saúde.

Ainda assim a aposentada Luzia Antunes, de 78 anos, persiste em ficar no local. Segundo ela, a fumaça é o que menos incomoda. "Já trabalhei na roça e sei como é lidar com fumaça. O que não dá é enfrentar os mosquitos", disparou.

Morando na região há mais de 20 anos ela disse nunca ter tido problema no local até a instalação da empresa. "Não há nada que se faça aqui que consiga eliminar os mosquitos. Veneno é vitamina para eles", afirma a moradora que usa uma escova de lavar roupas para se proteger dos mosquitos.

Segundo ela, foi a alternativa mais adequada que encontrou para aliviar a coceira provocada com as picadas. "Quando o mosquito pica e a gente coça dá ferida, e com a escova não", explica.

Para a moradora, a única solução para resolver o problema seria a remoção da empresa do local. Na avaliação dele, o trabalho desenvolvido na reciclagem é importante, mas deve ser feito fora do ambiente habitacional. "Não sou contra o trabalho deles, mas acho que deveria ser instalada fora da cidade, onde não há moradores".

Nos siga no Google Notícias