ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Após interdição e motim, adolescentes são transferidos

Redação | 02/08/2010 07:23

Após motim nesta madrugada, os adolescentes da Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco, na saída para Três Lagoas, começaram a ser transferidos para a CPA (Colônia Penal Agrícola), localizada na saída para Aquidauana.

Sob forte aparato policial, incluindo 30 policiais da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), cães e Tropa de Choque, 50 adolescentes embarcaram em um ônibus da PM (Polícia Militar) e em um micro-ônibus da Sejusp (Secretaria de Justiça Segurança Pública).

A transferência dos adolescentes foi anunciada na semana passada, após o juiz da Infância e Adolescência, Danilo Burin, interditar a unidade por falta de condições de higiene e dar prazo até o dia 4 de agosto para a saída dos internos. A unidade abriga 65 adolescentes. O comboio é escoltado por um furgão e cinco viaturas da Cigcoe.

Ontem à noite, por volta das 23h, os internos iniciaram motim contra a transferência. A situação só foi contornada por volta das 1h desta segunda-feira. Celas foram destruídas e colchões e roupas queimados.

O superintendente de Assistência Socioeducativa, coronel Hilton Villasanti Romero, negou que tenha ocorrido motim. Questionado pela imprensa, ele afirmou que não queria falar, depois disse se tratar de uma gritaria. "São 60 meninos, uma gritaria é normal".

Vilassanti destacou que a CPA, que já funcionou como regime semiaberto para presos, está pronta para receber os adolescentes. "Estão prontos cozinha, escola, laboratório de informática. Tudo aprovado pelo juiz", afirma. Os adolescentes devem permanecer na Colônia Penal até dezembro.

Nos siga no Google Notícias