ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Justiça libera aquisição de terras pelo Incra em MS, após mais de um ano

Nadyenka Castro | 29/08/2012 17:47

Decisão é de juíza federal de Naviraí e suspende liminar que estava em vigor desde janeiro de 2011 após suspeitas de irregularidades em lotes

Acampamento nas proximidades de Campo Grande, onde famílias esperam por lotes. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Acampamento nas proximidades de Campo Grande, onde famílias esperam por lotes. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A juíza federal substituta Ana Aguiar dos Santos Neves, de Naviraí, determinou a retomada de compra e desapropriação de terras para reforma agrária em Mato Grosso do Sul. A decisão é do dia 20 de julho e suspende a liminar que estava em vigor desde janeiro de 2011, concedida a pedido do MPF (Ministério Público Federal).

A juíza também propôs que seja realizado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre o MPF e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

De acordo com o Incra, a reforma agrária estava suspensa no Estado devido a irregularidades constatadas pelo MPF e posteriormente pela PF (Polícia Federal).

A partir de irregularidades verificadas pelo MPF relacionadas com aquisição, compra e venda de lotes na fazenda Santo Antonio, em Itaquiraí, em 2010, a PF deflagrou no mesmo ano a operação Tellus, que terminou com 11 funcionários do Incra afastados e investigados, assim como investigação sobre 10 lideranças de movimentos sem-terra.

A operação Tellus resultou ainda em Ação Civil Pública cuja liminar concedida em janeiro de 2011 proibia a aquisição e desapropriação de terras no Estado para fins de assentamento.

Desde então, todo o processo de reforma agrária ficou parado até setembro daquele ano, segundo informações da assessoria de imprensa do Incra. Foi quando começaram as vistorias em propriedades rurais e também o trabalho para apurar irregularidades.

Conforme a assessoria de imprensa do Incra, foram vistoriados 93 mil hectares de terras, sendo que muitos são passíveis de desapropriação por vários motivos, principalmente por não preservação de área de reserva e improdutividade.

Também foi verificado que em 14 mil hectares de assentamento na região Sul do Estado, as irregularidades não somaram 15%.

Decisão judicial - Diante do trabalho feito e apresentado à Justiça, a juíza entendeu que o Incra cumpriu duas condicionantes para a retomada do processo de assentamento: levantamento da situação ocupacional e iniciasse procedimentos de retomada dos lotes indevidamente ocupados.

“ ... Entendo que as determinações da decisão liminar que impediam a continuidade dos processos de aquisição e desapropriação de imóveis para fins de reforma agrária foram devidamente cumpridas pelo Incra”, fala a magistrada na decisão.

A juíza federal explica que se fosse preciso esperar o fim dos processos de desapropriação dos lotes para retomada de assentamentos, poderia “ensejar o estopim de novo conflito social grave”, levando em consideração os trâmites judiciais possíveis – liminares, recursos, celeridade -, situação que causaria “ insegurança a novos assentados que se instalassem no lote assim desocupado”.

A magistrada propôs ainda que seja firmado um TAC entre MPF e Incra, levando em consideração que, embora haja interesse de ambos em acabar com irregularidades, os números verificados são diferentes e os meios utilizados também.

Conforme a juíza, “... não está havendo ação conjunta entre o Incra e o Ministério Público Federal para a solução da questão dos lotes irregulares”. Enquanto o Incra utilizou de vistorias in loco, o MPF usou “de escutas telefônicas e outros dados sigilosos”.

“...diante do desencontro de informações entre Incra e Ministério Público Federal, entendo que seria o caso de cogitar-se na possibilidade de ação conjunta entre os dois órgãos, visto que ambos possuem os mesmos interesses”, diz Ana Aguiar dos Santos Neves.

Diante disso, a juíza determinou que o MPF se manifeste sobre a possibilidade do TAC e, em caso positivo, apresente os termos, que será posteriormente encaminhado ao Incra para análise.

Assentamentos - Segundo o Incra, há no Estado 30 mil famílias assentadas em 178 assentamentos. Só na Itamarati I e II, que somam 25 mil hectares, há pouco mais de duas mil famílias.

De acordo com o Incra, na lista única do órgão para novos assentamentos há 22 mil pessoas cadastradas. São 150 acampamentos cadastrados no sistema do Incra, número que pode ser diferente da realidade devido a mudanças constantes dos sem-terra.

Com a decisão judicial, o Incra espera que seja colocado em prática o nono plano de reforma agrária, que é de 2002.

Nos siga no Google Notícias