ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Após morte de professor, Fetems cobra vacinação aos educadores

Antonio Marques | 18/05/2016 17:14
Após a morte do professor Edevaldo Prado, Fetems cobra vacinação aos profissionais da educação (Foto: Fernando Antunes)
Após a morte do professor Edevaldo Prado, Fetems cobra vacinação aos profissionais da educação (Foto: Fernando Antunes)

Após a morte do professor Edevaldo Souza Prado, 57 anos, por H1N1 – também chamada gripe A ou gripe suína –, que lecionava filosofia na Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís e o diversos casos envolvendo alunos em escolas do interior, a Fetems (Federação Estadual dos Trabalhadores em Educação) decidiu cobrar do governo estadual a vacinação dos profissionais da educação.

O presidente da Fetems, Roberto Botarelli, encaminhou documento ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) solicitando o cumprimento da lei estadual 4.575, de setembro de 2014, que incluiu os servidores da educação lotados nas unidades educacionais estaduais no grupo de risco para vacinação contra a gripe A.

Conforme a legislação, que alterou a lei 3.829, de 23 de dezembro de 2009, a vacinação dos profissionais de educação deve ser feita pela Secretaria Estadual de Saúde. “Queremos evitar que a situação piore, pois estão surgindo casos da doença nas escolas e a tendência é espalhar rapidamente, se algo não for feito”, observa Roberto Botarelli.

Depois da morte do professor Edevaldo Prado, a comunidade escolar ficou com medo de a doença se alastrar na escola, considerando que o docente tinha contato com muitos colegas e alunos no local.

O presidente da Fetems lembrou casos da doença ocorridos em escolas de Aquidauana, Três Lagoas, Naviraí, em que o prefeito determinou a suspensão de aulas por dez dias por prevenção. O mesmo, segundo Roberto Botarelli, aconteceu em um Ceinf (Centro de Educação Infantil) em Rio Brilhante, em que houve dois óbitos e cerca de 40 crianças estariam com suspeita de contrair a gripe A. “Por prevenção, a tendência é interromper as aulas, por pelo menos 10 dias, e assim evitar uma epidemia, pois não há vacina para toda a população”, declarou.

A Fetems chegou a divulgar uma nota à categoria orientando aos aos trabalhadores em educação fazerem valer a legislação e disponibilizou cópia da lei para que os mesmos possam cobrar a vacinação.

A Secretaria de Estado de Saúde já tomou conhecimento do pedido da Fetems sobre o cumprimento da lei estadual, porém de acordo com a assessoria de imprensa, o departamento jurídico está avaliando a situação, considerando que a ampliação do grupo de risco exige solicitação de maior quantidade de doses ao Ministério da Saúde ao Estado.

Nos siga no Google Notícias