ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Após fraude em Dourados, MPF investiga preventivamente Projovem em duas cidades

Viviane Oliveira | 14/09/2011 11:54

O intuito é evitar futuras irregularidades no programa em outros municípios de Mato Grosso do Sul

Após problemas em Dourados, o MPF (Ministério Público Federal) irá investigar se há irregularidades no ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) de Corumbá e Paranaíba. O motivo da vistoria foi embasada nas fraudes encontradas no ProJovem de Dourados. O intuito é evitar futuras irregularidades no programa em outros municípios de Mato Grosso do Sul.

O procurador da República em Três Lagoas Leonardo Augusto Guelfi instaurou inquérito civil público para investigar o programa educacional desenvolvido em Paranaíba a cargo da mesma ONG Fundação Biótica envolvida em irregularidades em Dourados.

O MPF (Ministério Público Federal) pediu informação ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) sobre a regularidade do ProJovem.

Foram solicitados documentos à Prefeitura Municipal de Paranaíba sobre o processo licitatório que deu origem à contratação da ONG e ainda relatório identificando objetivos e resultados do programa, lista dos jovens atendidos e controle de frequência dos alunos.

Em Corumbá, a medida é preventiva e objetiva para acompanhar a execução do Programa e a aplicação dos recursos federais repassados ao município pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O MPF determinou que a prefeitura Municipal de Corumbá esclareça a forma como pretende dar cumprimento ao ProJovem. Caso sejam contratados terceiros para execução do programa, a prefeitura deve informar se a contratação será realizada mediante licitação, dispensa ou inexigibilidade de licitação, ou por contratação direta.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Corumbá informou que as inscrições para o ProJovem começaram agora e que cumprirão todas as exigências estabelecidas pelo MPF.

A prefeitura de Paranaíba foi procurada pelo Campo Grande News, mas ninguém atendeu as ligações.

Irregular - Em julho deste ano, o MPF determinou a suspensão do pagamento de R$ 1.530.750 à Fundação Biótica, responsável pelo ProJovem em Dourados.

O contrato de R$ 2,7 milhões não teve licitação e foi direcionado para favorecer a ONG. Serviços não teriam sido prestados, mas foram pagos. A mesma empresa ira executar o programa em Paranaíba.

Nos siga no Google Notícias