ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Após protesto, coronel vai tomar posse e índios vão desocupar prédio da Funai

Acordo foi feito sob tumulto durante audiência no TRF

Yarima Mecchi | 21/11/2016 13:35
Índios continuam no prédio da Funai esperando coronel. (Foto: Christiane Reis)
Índios continuam no prédio da Funai esperando coronel. (Foto: Christiane Reis)

Após 11 dias de invasão do prédio da Funai (Fundação Nacional do índio) o coronel reformado do Exército, Renato Vida Sant'Anna, vai assumir nesta tarde como coordenador regional de Campo Grande da Funai. A posse foi acordada durante uma audiência na manhã desta segunda-feira (21) no TRF3ª (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) que ia determinar ou não a reintegração de posse do prédio caso os índios não desocupassem o local.

Sant'Anna foi nomeado no dia 10 deste mês e desde então o prédio do órgão está invadido como forma de protesto dos índios que não concordaram com a exoneração do ex-coordenador. O coronel disse por telefone que o acordo foi feito sob tumulto no TRF, mas que os índio aceitaram sair ainda nesta tarde.

A exoneração de Evair Borges da coordenadoria da Funai não agradou os indígenas que pediam a volta dele para a coordenação. A coordenação de Campo Grande representa índios da Capital, Nioaque, Miranda, Aquidauana, Sidrolândia, Dois Irmãos e Anastácio.


Expulso - Durante a audiência hoje o coronel foi expulso da sala pelo juiz que comandava a sessão. Ele reconheceu que queria falar e não teve a permissão do magistrado. "Eu achava que precisava falar e insisti veemente em falar. O juiz achou que fosse fazer um discurso político e como eu insisti ele mandou eu sair".


De acordo com Sant'Anna houve um tumulto entre os índios que foram na audiência e com isso o juiz precisou controlar a situação. "Foi tumultuado. Ele ficou nervoso com isso. Depois eu pedi desculpas, eu realmente insisti com veemência. Ele disse hoje não dava, mas outra hora a gente conversar. Achava que minha palavra podia acalmar a situação".

Nos siga no Google Notícias