ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Após sete dias de greve, bancos reabrem normalmente nesta terça

Eduardo Penedo | 06/10/2014 19:28
Bancários aceitam proposta e enceram greve de sete dias. (Foto: Marcelo Calazans)
Bancários aceitam proposta e enceram greve de sete dias. (Foto: Marcelo Calazans)

Os bancários aceitaram o reajuste salarial de 8,5% proposto pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e a greve, que durou sete dias, encerrou-se na noite desta segunda-feira (6) após assembleia da categoria. A partir de amanhã (7) os bancos abrirão as portas no horário normal. Das 130 agências em Mato Grosso do Sul, 80 ficaram fechadas, sendo 69 na Capital. A paralisação contou com a participação de 1.915 trabalhadores de bancos públicos e privados.

Na 9° rodada de negociações a Fenaban aumentou o índice de reajuste de 7,35% para 8,5% (aumento real de 2,02%) nos salários e demais verbas salariais, de 8% para 9% (2,49% acima da inflação) nos pisos e 12,2% no vale-refeição.

Os bancos também vão incluir na Convenção Coletiva o compromisso de que o monitoramento de resultados ocorra com equilíbrio, respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho. “Trata-se de mais um passo no combate às metas abusivas, que tem provocado adoecimento e afastamento de bancários”, avaliou o comando.

Outra mudança citada pela categoria é que a cobrança de metas passará a ser proibida não somente por mensagem de celular, mas também por qualquer outro tipo de aparelho ou plataforma digital.

De acordo com o comando, a Fenaban propõe a compensação dos dias parados durante a greve na forma de uma hora por dia no período de 15 de outubro a 31 de outubro - para quem trabalha seis horas, e uma hora por dia no período entre 15 de outubro e 7 de novembro para servidores com jornada de oito horas.

Outros avanços nas negociações destacados pela categoria incluem o adiantamento do 13º salário para afastados; a readmissão automática de bancárias demitidas e que comprovarem gestação no período do aviso prévio; e a realização de seminários periódicos para discutir tendências de novas tecnologias.

Greve – No primeiro dia de paralisação (30), 44 agências ficaram paradas, já na sexta 83 agencias fecharam. Em Dourados, a 233 quilômetros da Capital, o movimento também ganhou força durante a semana.

Em 2013, após paralisação de 23 dias, o acordo foi de correção nos salários de 8% (inclui 1,82% de ganho real).

Nos siga no Google Notícias