ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Após susto, pais comemoram a vida de menino que engoliu pilha

Paula Maciulevicius e Viviane Oliveira | 31/03/2013 16:50
A sonda que alimentava o menino foi retirada neste sábado. O que veio como presente para a família. (Foto: João Garrigó)
A sonda que alimentava o menino foi retirada neste sábado. O que veio como presente para a família. (Foto: João Garrigó)

O domingo de Páscoa para uma família de Pedro Gomes foi de agradecimentos. A data ganhou duplo significado quando o casal viu o filho nascer de novo. Isael Arcângelo Rodrigues Salomão, 4 anos, hoje pula, brinca e até come chocolate. Cena que os pais custaram a acreditar que poderiam ver tão cedo, após o incidente da noite do último dia 16, quando a criança engoliu uma pilha.

A sonda que alimentava o menino foi retirada neste sábado. O que veio como presente para a família, que pode ver o filho se alimentar com as próprias mãos no Hospital Regional, em Campo Grande, onde está internado. “Agora ele está bem, conversando, se alimentando. É um alívio”, define o pai, também com o nome de Isael Rodrigues Salomão, 48 anos.

O servidor público mora com a família a 309 quilômetros de Campo Grande, em Pedro Gomes. Há duas semanas, na noite do sábado, dia 16 de março, o pequeno veio até ele desesperado em casa e pedindo ajuda, porque havia engolido a pilha do controle remoto. “Ele estava na cama quando engoliu a pilha do tamanho de uma moeda. Ele já veio chorando”, recorda o pai.

De imediato eles levaram a criança até o hospital municipal Demétria Albano Ramos. De lá a lembrança que Isael tem é do filho aos prontos. “Ele chorava muito e reclamava de dores na barriga”. Nos primeiros atendimentos que a criança recebeu, o pai conta que apesar do médico explicar os riscos de perfuração no intestino caso a pilha estourasse, não foi pedido nenhum exame de raio-x. O menino foi mandado para casa com a promessa de que a pilha sairia pelas fezes e uma receita de medicamento antiácido e buscopan para dor.

A partir daquela hora o coração dos pais apertou forte. De não saber o que poderia acontecer até pensar no pior. “Toda vez que ele ia fazer cocô, a gente levava para o quintal pra ver se a pilha tinha saído”, diz. Como não saiu, o casal entrou em desespero e na segunda pela manhã, foram até a Secretaria de Saúde do Município que orientou que a criança voltasse imediatamente para o hospital. A essa altura, Isael já nem se alimentava.

Atendido pela segunda vez o pequeno passou por raio-x que detectou a gravidade do problema. No mesmo dia ele já chegou para tratamento em Campo Grande. “A pilha estava no esôfago dele, quando chegamos à noite já foi feita a cirurgia na hora”, relata o pai.

O procedimento feito é semelhante ao exame de endoscopia. Nos próximos 11 dias, a família acompanhou a evolução do menino que se alimentou por sonda.

Neste domingo, o Campo Grande News pode ver o presente de Páscoa que a família Salomão ganhou. Isael mal parava quieto no quarto do hospital. Alegria de criança que não se contém com visitas. A mãe ainda não havia chegado, é porque sem familiares por perto, eles ainda tiveram de revezar o atendimento ao menino. Ele durante o dia e ela pela noite toda.

“Se demorasse mais um pouco poderia ter sido fatal. O grande problema foi o material que se desprendeu da bateria e corrosivo, acabou criando uma ferida no esôfago”, relembra Isael pai que neste final de semana viveu o melhor da Páscoa, ver o filho bem.

Nos siga no Google Notícias