ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Após ter descartado em março, Saúde confirma morte de rapaz por dengue

Paula Vitorino | 18/09/2012 13:57

A Secretaria Estadual de Saúde contabiliza duas mortes confirmadas com a presença do vírus da dengue em Campo Grande, em 2012, entre elas a do jovem Elder Chaparro, de 24 anos, que em março chegou a ter a doença descartada em exame.

A presença do vírus da dengue, como foi levantada na época pelos familiares e funcionários do hospital, foi descartada pela Secretaria após exame feito em São Paulo, que apresentou como causa da morte o hantavírus – transmitido por ratos.

No entanto, no boletim atual da Secretaria, Elder aparece tendo sido diagnosticado com hantavírus e também dengue. Ele foi o primeiro caso por morte de dengue na Capital.

Já o relatório da Secretaria Municipal de Saúde não considera a morte do jovem para as estatísticas de dengue da Capital. A coordenadora do setor de epidemiologia da Sesau, Erci Hirota, explica que só são considerados os casos de vítimas residentes em Campo Grande. Elder morava em Porto Murtinho.

O jovem morreu em 29 de fevereiro, cinco dias depois de sair de Porto Murtinho e vir para Campo Grande. Ele chegou ao pronto-socorro com falta de ar, tosse e febre alta. No dia 28, ele foi internado no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian.

Em estado grave, o paciente deu entrada já entubado e seguiu para a emergência, onde morreu horas depois. Ele apresentava insuficiência respiratória e quadro de pneumonia grave, atingindo os dois pulmões.

Outros casos - A outra morte confirmada de dengue na Capital foi de um adolescente de 17 anos, em maio. No Estado, também foram registradas uma morte em Três Lagoas e Corumbá.

Ontem, a Saúde descartou a presença do vírus da dengue no exame sorológico da jovem Laura Mattos, de 21 anos. A família da estudante contesta o resultado, já que exame no hospital particular apresentou como diagnóstico dengue hemorrágica.

A diretora do Lacen, Suely Antonialli, informou que a possibilidade de dengue está descartada, mas serão feitos exames para tentar identificar outros tipos de vírus na sorologia da jovem. Não existe prazo para o resultado.

Os casos notificados da doença em MS, de acordo com o último boletim epidemiológico, já somam 10.940, sendo que só na Capital foram 4.522.

Nos siga no Google Notícias