ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Após uma semana de trégua roubos dobram, mostra PM

Redação | 29/01/2010 13:24

Depois de registrar uma diminuição na quantidade de roubos na região do Anhanduizinho a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), na semana passada novamente os números surpreenderam e para pior.

A região voltou a ser destaque negativo, por causa da incidência de casos, como na Cophavilla II. Na mesma época, grupo de 145 presos foi libertado do presídio de Dois Irmãos do Buriti, por ordem da justiça, um fator que é considerado pela PM. "Não dá para dizer que foi essa a causa, mas tudo indica que sim", diz o Capitão Franco Alan Amorim.

Operações contra os bandidos na Capital, desenvolvida desde dezembro pela Companhia, conseguiram reduzir as ocorrências na região de 64, registradas nos primeiros 7 dias de 2010, para 25 na semana seguinte.

Com o monitoramento semanal das estatísticas é possível observar, no entanto, que na terceira semana de janeiro os casos aumentaram, atingindo 40 assaltos.

De acordo com o Capitão Franco Alan, chefe da Inteligência do Cigcoe, com a mudança no planejamento da Companhia, chamada de Análise Criminal, é possível saber o local onde vão ocrrer os roubos e até o horário.

Ele cita exemplos curiosos. Segundo o capitão, em dias de chuva ou de exibição de últimos capítulos de novelas, ladrão quase não comete crimes.

Os números também mostram que bandido não acorda cedo, já que a maioria dos roubos é verificada a partir do fim da tarde.

"Quem acorda cedo, vai para a região central, onde circula dinheiro nesse horário".

Com base nesse monitoramento, as equipes passaram a atuar diretamente onde os números apontam a maior quantidade de casos.

"Não vamos direcionar uma ação na região central de Campo Grande à noite, por exemplo, se sabemos que nesse horário os roubos ocorrem em maior incidência no Anhanduizinho. Precisamos dar uma resposta para aquilo que está acontecendo à população", explica Amorim.

Com a análise, é possível desenvolver um planejamento não somente a partir das regiões da cidade, mas também dos horários que mais se destacam. Franco Alan cita exemplo da ação realizada na noite dessa quinta-feira no Bairro Coophavila II, região do Anghanduizinho, em que a viatura cruzou com os assaltantes.

"A prioridade agora é evitar o crime e não mais esperar que ele aconteça para mandar a Polícia. Não queremos viaturas andando de forma aleatória. Estamos trabalhando com endereços e horários certos", enfatiza o capitão.

A Cigcoe aguarda o encerramento da semana para avaliar o balanço das ocorrências na capital.

Coophavila II

Nos siga no Google Notícias