ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Apreensão de produtos impróprios para consumo em MS chega a 30 toneladas em 2016

Elci Holsback | 29/11/2016 12:35
Carne bovina lidera lista de apreensões (Foto:Divulgação/Iagro)
Carne bovina lidera lista de apreensões (Foto:Divulgação/Iagro)

Entre janeiro e novembro de 2016, mais de 30 toneladas de produtos clandestinos e impróprios para consumo foram retirados de circulação em Mato Grosso do Sul. O trabalho de fiscalização foi realizado pela Iagro (Agência estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo) e a Vigilância Sanitária Estadual.   

Os principais produtos apreendidos no período foram a carne bovina, com mais de 5,7 toneladas apreendidas, seguida pela linguiça e o leite que ultrapassaram as três toneladas cada. Já a carne suína, contabilizou duas duas toneladas. Os doces, ovos, conservas, pescado e embutidos também estão na lista de apreensões. 

Durante o ano, ação também recolheu pescados inadequados para consumo (Foto:Divulgação/Iagro)
Durante o ano, ação também recolheu pescados inadequados para consumo (Foto:Divulgação/Iagro)

Segundo informações da Iagro, o Núcleo de Combate ao Clandestino inspecionou, neste ano, 55 estabelecimentos e 11 propriedades. Houve ainda vistoria de 985 veículos e foram fechadas oito empresas clandestinas, sendo dois locais de abates irregulares, um entreposto de ovos e cinco fabricas de produtos lácteos.

Os responsáveis pelos estabelecimentos onde foram encontradas as irregularidades podem responder a inquérito policial por crime contra as relações de consumo, cuja pena varia de dois a cinco anos de prisão, em caso de condenação e a procedimento administrativo junto à Iagro e Vigilância Sanitária Estadual.

A Iagro orienta a população a não consumir produtos de origem não comprovada e, qualquer irregularidade relacionada à sanidade pode ser informada pelos telefones 0800-679120 (animal) e 0800-6472788 (vegetal).

Nos siga no Google Notícias