ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Aprovada doação de área para instalação da Fiocruz

Redação | 24/06/2008 11:12

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou na sessão desta terça-feira a doação de terreno para instalação da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O terreno de domínio público municipal com 33 mil m² fica no loteamento Jardim das Nações, no bairro Parati.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estará em Campo Grande no próximo dia 30 para assinar os convênios e oficializar a entrega do terreno.

A luta para trazer a Fiocruz a Campo Grande teve início em 18 de agosto de 2007, quando o presidente da Câmara Municipal, vereador Edil Albuquerque (PMDB), recebeu a visita dos pesquisadores Márcia Gianini (infectologista do Centro de Doenças Infecciosas da Prefeitura de Campo Grande) e Rivaldo Venâncio da Cunha (Professor da faculdade de medicina da UFMS).

Ao lado da secretária Estadual de Saúde, Beatriz Dobashi; do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB); do governador André Puccinelli (PMDB); do secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de deputados e senadores, Edil visitou a sede da Fiocruz no Rio de Janeiro, no dia 15 de outubro de 2007, reunindo-se com o presidente da Fundação, Paulo Buss, e dando continuidade ao intenso trabalho de intermediação para instalação da filial da entidade em Campo Grande.

A Fiocruz é referência mundial na área de pesquisa em saúde, tendo sua sede no Rio de Janeiro e filiais em Belo Horizonte, Salvador, Recife, Manaus e um escritório administrativo que serve de centro de intermediação e acompanhamento de projetos de pesquisa em Brasília.

A Fundação atua em diversas áreas na fabricação de medicamentos e vacinas para a rede básica de saúde, formação de pessoal especializado para o OSF (Programa Saúde da Família), educação em saúde e todas as demais áreas de pesquisa em saúde.

Atua também em pesquisas voltadas à dengue no que se refere a controle, acompanhamento e diagnóstico; leishmaniose visceral e cutânea, aids, doença de chagas, diarréias viscerais e rotavirus.

Nos siga no Google Notícias