ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Armas apreendidas deverão ser destruídas pelo Exército, diz CNJ

Vivianne Nunes | 21/04/2011 13:25

As mais de 8 mil armas e assessórios (silenciadores e carregadores) que estão em poder do TJ/MS (Tribunal de Justiça em Mato Grosso do Sul) deverão ser destruídas pelo Exército, com exceção daquelas que foram imprescindíveis ao julgamento de processo criminal. A informação é do conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Felipe Locke Cavalcanti. Ele defende a destruição do armamento apreendido em todo o País para ‘o mais rápido possível’. Os números foram divulgados na última segunda-feira.

“A guarda de armas é uma preocupação de todo o Judiciário”, argumentou. Segundo ele as armas representam riscos, o que exige cuidado no armazenamento. Para ele, na maioria dos casos não há necessidade de se manter a arma apreendida em poder da Justiça. “Há armas importantes para desvendar o crime, mas na maior parte das vezes a arma pode ser destruída após aludo pericial”, explica o conselheiro.

Os dados do CNJ revelam que o Mato Grosso do Sul guarda pelo menos 15% do total de armas e acessórios apreendidos no País, um total de 8.743; em todo o Brasil são 755 mil - 73% no Rio de Janeiro.

A recomendação para que os tribunais tivessem maior agilidade na liberação das armas para destruição partiu do próprio CNJ. O Conselho tomou a decisão depois que o Ministério Público Federal em São Paulo pediu uma solução para acabar com a grande quantidade de armas em poder do judiciário.

Nos siga no Google Notícias