ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Arquiteto de 28 anos morre com sintomas de leishmaniose

Redação | 19/10/2010 17:08

O arquiteto Victor Aizza Goularte, de 28 anos, morreu no último sábado (16) sob suspeita de leishmaniose visceral em Campo Grande. Ele ficou internado por 19 dias e faleceu por consequencias de uma forte pneumonia. O jovem foi enterrado no dia 17 de outubro em Andradina, interior paulista, cidade onde reside sua família.

A mãe de Victor, Maria Helena Aizza Goularte, relata a história do filho. "Ele estava com alguns problemas de saúde há alguns meses e veio a Andradina para tratamento médico", conta.

Quando deu entrada no hospital por conta de dores no corpo e uma febre sem motivo aparente, Victor realizou todos os exames, incluindo radiografias, que constataram crescimento do volume dos órgãos, como fígado, baço e vesícula.

A leishmaniose visceral é caracterizada pelos sintomas de febre e aumento dos órgãos. Um dia após ser internado, o arquiteto colheu material para exame que confirmaria a leishmaniose. O material foi encaminhado para Belo Horizonte.

Mesmo sem a confirmação de leishmaniose, os médicos começaram a ministrar medicamentos de combate à doença, o que debilitou a saúde do arquiteto. A urina de Victor tinha uma coloração escura e os órgãos começaram a produzir água. Nos três últimos dias de vida, ele desenvolveu uma forte pneumonia, que pode ter levado a óbito.

O arquiteto vinha de um histórico de problemas de saúde. "Em maio ele veio a Andradina reclamando de uma forte dor no abdômen, e achou que era apêndice, mas não foi confirmado. Um mês depois, ele voltou com suspeita de pneumonia", diz Maria Helena.

A mãe do jovem vem para Campo Grande nesta semana para retirar o atestado de óbito e tomar outras providências sobre a morte de Victor. Na sexta-feira (22), às 19 horas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, está marcada a missa de sétimo dia do arquiteto.

"Eu acompanhei o tratamento em Campo Grande e fiz o máximo para que ele não sofresse. Mas depois que a pneumonia atacou, vi que não teria mais jeito", descreve.

Victor morava há 10 anos em Campo Grande e era sócio em um escritório de arquitetura.

No ano passado, 12 pessoas morreram de leishmaniose em Mato Grosso do Sul. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) foi procurada pelo Campo Grande News por volta das 17 horas, e respondeu que não poderia confirmar o número de casos de leishmaniose em Campo Grande por conta do término do expediente.

Nos siga no Google Notícias