ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Assembleia aprova projeto de lei que proíbe venda de refrigerantes em escolas

Amanda Bogo | 23/08/2016 15:48

O projeto de lei nº124/16, que proíbe a venda de refrigerantes nas escolas de educação básica em Mato Grosso do Sul, foi aprovado com 16 votos nesta terça-feira (23), na Assembléia Legislativa, após receber parecer favorável da Comissão de Saúde. A emenda segue para ser sancionada pelo Governo do Estado.

O deputado estadual Marcio Fernandes (PMDB), autor do projeto, ressaltou que a preocupação com a venda da bebida nas escolas é antiga, já que ela pode ser prejudicial pela quantia exorbitante de açúcar. Uma lata de 355 ml contém 36 gramas , valor acima do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de 25 gramas por dia.

"Se o próprio fabricante entende que a venda de seus produtos em ambiente escolar não é recomendável e pede a ajuda da sociedade para divulgar, é claro que temos que tomar atitude mais rígida em relação à isso, afinal é a saúde das nossas crianças e adolescentes que está envolvida. A OMS divulgou números que são preocupantes, 33,5% das crianças do país têm sobrepeso e 14,3% estão obesas", disse.

A lei ainda prevê que materiais sobre os malefícios da bebida sejam divulgados. Fabricantes como a Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCO Brasil defendiam o projeto e em junho suspenderam a distribuição de refrigerante à escolas no país.

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 53% dos alunos de escolas particulares e 20% de escolas públicas compram refrigerante em cantinas. "Os números são altos, acredito que essa é hora de nos unir, para que haja conscientização nas escolas e dentro de casa, pois somos nós que damos exemplo, e pelo visto não temos feito bem esse papel, afinal segundo o IBGE 26% dos brasileiros tomam esse tipo de bebida pelo menos cinco vezes por semana", finalizou o deputado.

Nos siga no Google Notícias