ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Assembleia e Câmara votam exigência de diploma

Redação | 13/04/2010 13:06

Tramitam na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Campo Grande projetos de lei com o objetivo de tornar obrigatório o diploma de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo para o exercício da profissão.

No caso da Assembleia Legislativa, a proposta do deputado Pedro Teruel (PT) já foi aprovada em primeira votação, mas ainda precisa ser aprovada em uma nova votação antes de seguir para sanção ou veto do governador André Puccinelli.

Já na Câmara, a proposta foi apresentada nesta terça-feira pelo presidente da Casa de Leis, Paulo Siufi (PMDB).

Pela proposta do vereador, os profissionais contratados para o exercício de Jornalismo ou assessor de imprensa nos Poderes Legislativo e Executivo de Campo Grande terão que ser habilitados em Jornalismo, por curso reconhecido pelo MEC (Mistério da Educação).

"O diploma representou um avanço para o País, profissionalizando uma categoria cuja atuação era condicionada por relações pessoais e interesses outros distintos do verdadeiro sentido do jornalismo, que é zelar pela qualidade da informação repassada à sociedade", justifica o vereador.

Em junho do ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) havia decidido que o diploma de Jornalismo não era obrigatório para o exercício da profissão. Desde então, teoricamente, qualquer pessoa pode trabalhar como jornalista.

O Sindjor/MS (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul) defende a exigência da formação universitária em Jornalismo.

Nos siga no Google Notícias