ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Presidente do TCE assina portaria autorizando auditoria na construção do Aquário do Pantanal

Marco Antonio Brito | 24/08/2011 18:46

Fiscalização será feita pelo programa "De Olho na Obra"; Aquário foi escolhido devido sua relevância e impacto financeiro

A obra do Aquário foi escolhido devido sua relevância e impacto financeiro.
A obra do Aquário foi escolhido devido sua relevância e impacto financeiro.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Cícero Antonio de Souza, assinou hoje (24) Portaria autorizando a Assessoria de Obras, Engenharia e Meio Ambiente do órgão a realizar auditoria na execução das obras de edificação do Aquário do Pantanal (Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira). A fiscalização será feita por meio do programa especial "De Olho na Obra", que permite à população acompanhar a evolução de obras públicas auditadas pelo TCE através da internet, inclusive com fotos dos trabalhos já realizados.

A escolha pela auditoria no Aquário do Pantanal, segundo informações do Tribunal de Contas, se deu "tendo em vista sua relevância e impacto financeiro à Administração Pública". A obra, que está orçada em R$ 84,7 milhões, deverá ocupar uma área de 18,6 mil metros quadrados de área construída, dentro do Parque das Nações Indígenas, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer mais de 7 mil animais, entre peixe, mamíferos, répteis e invertebrados, da fauna pantaneira.

A proposta do TCE com o programa "De Olho na Obra" é, gradativamente, incluir outras obras de grande porte e relevância do Governo do Estado, municípios e empresas públicas, dentro do processo de auditoria. O Aquário do Pantanal será o primeiro. O objetivo é fiscalizar a legalidade, inclusive quanto aos seus fins, dos atos de contratação e execução contratual da obra. A fiscalização será feita mensalmente, com base em um manual técnico elaborado para as inspeções.

“Nosso objetivo é acompanhar de perto e periodicamente a execução destas obras de forma a prevenir os erros, evitando danos ao erário público”, explica Cícero de Souza.

Na Internet - Os dados sobre as obras serão lançados no site www.tce.ms.gov.br, incluindo valor, características técnicas, estágio físico e desembolso financeiro da obra. Para acessar as informações basta à população selecionar a aba “De olho na Obra” que ficará disponível na coluna “serviços”, localizada no lado esquerdo do site do TCE/MS.

Nos siga no Google Notícias