ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Associação reduz atendimento por falta de convênio

Redação | 21/05/2008 15:52

A indefinição na renovação de um convênio está deixando pessoas com deficiências sem atendimento na Associação Tagarela, localizada na Vila Nhánhá. O convênio terminou em março e ainda não foi renovado. De acordo com a presidente da entidade, Jane Francisco, 12 profissionais já foram desligados do centro pela falta de pagamento dos salários.

A Associação atende 216 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Desde 2004, um convênio com a Secretaria de Estado de Saúde garantia o repasse mensal de R$ 13 mil para a entidade. Jane Francisco explica que procurou o governo em dezembro do ano passado para tratar sobre a renovação do contrato, mas ainda não teve qualquer tipo de resposta.

Com a redução de profissionais, ocorrida a partir de março, apenas 178 pessoas conseguem atendimento porque a prioridade é para os casos mais graves.

Sílvéria Tayana Leal Gutierres, 19, está entre os atendidos. A menina tem problemas mentais, dificuldade de aprendizagem e fala e, mas a mãe Zenaide de Fátima acredita que houve progresso na evolução da jovem neste ano.

Zenaide avalia as complicações para a evolução do aprendizado de pessoas como a filha dele e espera a solução rápida para o impasse. No local, são os pais que se revezam para a limpeza da área uma vez por semana.

Resposta - A situação ainda não tem prazo para solução. Conforme o líder do governo na Assembléia Legislativa, Youssif Domingos (PMDB), a situação será encaminhada para o governador André Puccinelli, que estará fora do país até o dia 29. O deputado espera que o problema, de "forma positiva",  até 3 de junho.

Nos siga no Google Notícias