ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Assomasul discute parceria de suporte técnico aos municípios

Vinícius Squinelo | 23/09/2013 22:56

O presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo, se reuniu na manha desta segunda-feira (23) com representantes da Subchefia de Assuntos Federativos do Palácio do Planalto, na sede da entidade, em Campo Grande, onde discutiu a formalização de uma parceria visando dar suporte técnico aos municípios de Mato Grosso do Sul.

A ideia do governo federal é estruturar uma rede com estados e associações municipais capaz de apoiar a implementação das políticas nacionais e ações de modernização da gestão municipal.

Trata-se de uma ‘agenda de apoio ao planejamento e gestão municipal’ com objetivo de melhorar a execução dos principais programas e ações do governo federal e estadual cuja execução está descentralizada aos municípios.
Na prática, a intenção é auxiliar os municípios na execução dos projetos e programas dos governos estaduais e federal e induzir o processo de melhoria da gestão.

A agenda foi construída a fim de auxiliar, entre outros itens, no encaminhamento de programas federais com execução limitada em razão da fragilidade institucional dos municípios.

Em seu diagnóstico, o governo constatou que os municípios de porte pequeno têm menor capacidade de acessar os programas federais e que grande parte deles apresenta dificuldades de se organizar isoladamente.

Nesse sentido, segundo o governo, as ações consorciadas e associativas intermunicipais apresentam experiências exitosas.

Para Douglas Figueiredo, a Assomasul, além de ser um fórum permanente de debates, tem buscado a parceria com os órgãos governamentais a fim de dar suporte técnico, tanto aos prefeitos quanto aos demais gestores públicos, como forma de aprimorar o conhecimento e contribuir para uma administração de alta qualidade.

Além de destacar a criação de consórcios públicos como importante instrumento para a obtenção de verbas federais, Douglas disse que esse é um mecanismo que visa o desenvolvimento regionalizado, tendo como reflexo a melhoria dos serviços públicos oferecidos pelos municípios envolvidos frente às crescentes demandas sociais e administrativas.

O presidente da Assomasul aproveitou a oportunidade para delinear os problemas que afetam as prefeituras sul-mato-grossenses nos últimos meses, lembrando que a queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) como consequência das medidas de incentivo fiscal do governo a setores da área econômica, tem engessado a maioria dos prefeitos.

Apesar disso, Douglas disse que a saída é a criatividade. “A medida que a crise vai se agravando, mais você vai ter que mudar os métodos de gestão”, comentou, durante a reunião da qual participaram o diretor-executivo da Assomasul, Alan Monteiro, e os assessores técnicos da entidade, Ari Sandim e Janaina Simonelli.

Nos siga no Google Notícias