ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Ativação de ambulatório em Unei depende de fórum

Redação | 15/04/2010 12:24

A ativação do ambulatório na Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco, localizada na saída para Três Lagoas, depende de aval do fórum estadual dos usuários de Saúde. Na última segunda-feira, a Unei registrou um motim e, além da superlotação, os adolescentes reclamam do atendimento médico.

De acordo com a gerente estadual de saúde do sistema penitenciário e Unei, Maria Jesus Nasser Viana, o projeto para ativar o ambulatório, inaugurado em setembro, foi montado ainda em 2009.

Em fevereiro deste ano, ele foi aprovado pelo conselho estadual dos trabalhadores em saúde, mas o fórum dos usuários pediu para visitar as unidades em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã, cidades em que as Uneis têm ambulatórios. "Se preocuparam mais com a capacidade de lotação, do que com a saúde. Mas isso é com a justiça", afirma.

A próxima reunião do fórum será na última semana de abril. Caso aprovado, o processo segue para uma comissão, que envia o documento ao Ministério da Saúde, que, por sua vez, publica no Diário Oficial da União texto qualificando o Estado a receber recursos.

A gerente explica que o recurso federal é para o desenvolvimento de ações, pois o salário da equipe médica é responsabilidade da prefeitura. Para unidades com até 40 adolescentes, a União repassa R$ 21.300 por ano. Para Unei com 41 a 90 adolescentes, o repasse anual será de R$ 51.210. O dinheiro só vem depois que o Estado foi qualificado pelo ministério.

De acordo com a gerente, apesar de o Sinase (Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas) determina que a unidade deverá oferecer atendimento ambulatorial, o município não é obrigado a enviar a equipe

Nos siga no Google Notícias