ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Audiência discute implantação do primeiro banco público de células-tronco de MS

Michel Faustino | 21/09/2015 15:03

Nesta quarta-feira (23), a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, realiza audiência pública para discutir a implantação de um banco público de SCUP (Sangue do Cordão Umbilical e Placentário) em Campo Grande.

O objetivo é que a população tenha acesso a um banco que realize coletas, exames, processamentos, armazenamentos e liberação de células-tronco para a realização de futuros transplantes de medula óssea no Estado.

Conforme o plano de apresentação, a audiência pública será presidida pelo defensor público Nilton Marcelo de Camargo, que falará sobre o histórico dos fatos e da atuação da Defensoria Pública a respeito do objeto da audiência pública. Representantes de órgãos públicos municipais, entidades da sociedade civil e especialistas e população também poderão participar do debate.

Ao final, será apresentada uma avaliação geral das contribuições recolhidas na audiência pública e os encaminhamentos pertinentes.

Para Nilton é direito de todo ser humano ter acesso aos mais modernos recursos e tecnologias de tratamento de doenças.

“É dever do Estado implantar políticas públicas que propiciem às pessoas o acesso aos mais eficientes mecanismos tecnológicos, porque tornar-se e manter-se saudável integra a natureza humana de estar vivo. De tal modo, dos princípios da universalidade de cobertura, atendimento e igualdade de prestações de serviços advém o direito de todo ser humano ter acesso a um banco público de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário, cujo fim primeiro é ampliar as chances de transplantes e curas de muitas patologias”.
SCUP

Serviço - A audiência pública terá início a partir das 13h30, na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, localizada na Rua Raul Pires Barbosa, 1519, Bairro Chácara Cachoeira. Informações ligar no telefone (67) 3317-4427.

Nos siga no Google Notícias