ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Audiência irá debater questão trabalhista nas carvoarias

Redação | 28/07/2009 15:36

Uma audiência pública irá discutir amanhã (29), em Ribas do Rio Pardo, distante 100 quilômetros de Campo Grande, os conflitos trabalhistas que envolvem as carvoarias de Mato Grosso do Sul.

O município enfrenta sérios problemas por conta dos carvoeiros demitidos na região, que tem vivido na miséria sem emprego nem documentos.

A discussão de amanhã será voltada para as maneiras de prevenir litígios trabalhistas nas carvoarias, que resultem na demissão de funcionários, além de esclarecer quem trabalha na área sobre os direitos que possui.

Na ocasião, serão apresentados o 'Manual da Carvoaria Saudável: Recomendações Básicas para Funcionamento de Carvoarias no Estado de Mato Grosso do Sul', e a 'Cartilha do Trabalho Legal', publicadas em maio deste ano com o objetivo de prevenir os trabalhadores quanto a irregularidades nesse segmento.

A primeira publicação contém as normas regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego para as condições em que devem ser mantidos os trabalhadores, incluindo alojamento e equipamentos de proteção.

A Cartilha, por sua vez, esclarece as dúvidas dos trabalhadores sobre as principais questões trabalhistas.

Organizam a audiência o MPT/MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e a Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalhos em Mato Grosso do Sul.

Tensão - No final de junho, um grupo formado por 50 carvoeiros acampou em frente à Superintendência Regional do Trabalho, em Campo Grande.

Após serem dispensados das carvoarias na região de Ribas do Rio Pardo, os trabalhadores passaram a viver na miséria.

Neste mês, eles chegaram a invadir o prédio da Secretaria de Assistência Social do município, denunciando a falta de assistência para a situação em que eles estavam.

Na ocasiao, a CUT/MS (Central

Nos siga no Google Notícias