ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Audiência no Senado discute crise de empresa do mesmo grupo da Enersul

Paula Maciulevicius | 28/03/2012 22:25

Celpa tem dívidas bilionárias e está à beira da falência. Situação que serve de alerta para as condições financeiras da concessionária em Mato Grosso do Sul

Delcídio classificou como preocupante o panorama da empresa e questionou como o Poder Público não agiu para evitar a situação. (Foto: Jefferson Rudy)
Delcídio classificou como preocupante o panorama da empresa e questionou como o Poder Público não agiu para evitar a situação. (Foto: Jefferson Rudy)

Audiência pública no Senado discutiu, nesta quarta-feira (28), a crise da empresa Celpa, concessionária de energia do Pará, que pertence ao Grupo Rede, o mesmo que é dono da Enersul. Com dívidas bilionárias, a empresa está em processo de recuperação judicial,situação que provocou questionamentos quanto às condições financeiras da concessionária em Mato Grosso do Sul.

A audiência foi realizada por duas comissões do Senado, de Serviços de Infraestrutura e de Assuntos Econômicos, esta última presidida pelo senador Delcídio do Amaral (PT/MS).

A conclusão entre os debatedores foi que a melhor saída seria o governo federal, principalmente a Eletrobras, realizar um aporte para evitar a falência da empresa, pois a quebra prejudicaria não só o estado do Pará, mas todo o país.

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Rede da Celpa, Jorge Queiroz de Moraes Júnior, tentou justificar a falência da empresa à queda na arrecadação devido ao racionamento de 11 anos atrás, ao pagamento de dívidas trabalhistas, às multas da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e ao congelamento tarifário desde agosto de 2010.

Já o Sindicato dos Urbanitários do Estado do Pará, argumentou dizendo que a situação em que se encontra a Celpa é devido a uma gestão equivocada dos dirigentes da empresa com baixos investimentos e salários e ainda regada à demissões. O presidente do Sindicato, Ronaldo Romeiro ainda denunciou que a Celpa repassa recursos arrecadados do consumidor paraense para empresas do mesmo grupo que atuam em outros estados. O Sindicato sustenta que as dívidas totais da Celpa já estão por volta dos R$ 3 bilhões.

O senador Delcídio do Amaral classificou como preocupante o panorama da empresa e ainda questionou como acionários do Poder Público que participam do grupo não agiram para evitar esse problema.

Delcídio prometeu empenho em busca de uma solução para o impasse junto ao governo federal, principalmente em órgãos como o Ministério de Minas e Energia, Eletrobras, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a Casa Civil da Presidência da República. (Com informações Portal de Notícias do Senado).

Nos siga no Google Notícias